Segundo a PC WORLD, 61% dos usuários que já instalaram o Windows Vista estão tendo algum tipo de problema com hardware ou software. A pesquisa da PC World americana acaba por confirmar exatamente a experiência do poster nestes 40 dias.
O fato não é incomum e nem deve ser visto como permanente. Ocorre sempre que existe algum novo lançamento de Windows. Aconteceu com o Windows 95, 98, ME, XP e agora acontece com o Vista. E também ocorre com o Linux.
Permanece o temor em relação aos fabricantes de placas-mãe para PCs, que parecem ter abandonado alguns chipsets, até o momento não desenvolvendo drivers para o Vista.
3 comentários:
Os problemas de compatibilidade do Vista são mais severos do que em outras versões do Windows, até mesmo quando da mudança da plataforma de 16 para 32 bits, que ocorreu com o Windows 95, ou com a mudança para o modelo de driver de 32 bits unificado WDM (Windows Driver Model) introduzido com o Windows 2000 e utilizado também pelo Windows Server 2003 e Windows XP.
A escassez de versões de drivers para alguns chipsets e periféricos no Vista tem pouco haver com desinteresse em produzí-los para o novo sistema, mas está diretamente ligada as limitações impostas pela Microsoft para os fabricantes de hardware.
A maioria dos modelos de chipsets e periféricos existentes no mercado, se depender das intenções da Microsoft, deverão ser jogados fora e substituídos por novos modelos com a mesma capacidade e recursos, porém com suporte ao DRM para privilegiar os negócios de grandes corporações ligadas a área de entretenimento.
Traduzindo, você poderá precisar comprar uma placa de vídeo nova que não apresentará nenhum ganho em performance ou resolução de vídeo, apenas para transferir para o sistema operacional o controle sobre o que poderá ou não ser exibido na tela e visto por você. É simples assim! :-)
No caso do GNU/Linux e em outros sistemas baseados em SL/CA (software livre/código aberto), as dificuladades quando ocorrem referem-se a alguns modelos de hardware (cada vez mais raros) cuja especificação não foi devidamente fornecida pelo fabricante ou que foram criados (por questões de custos - como por exemplo winmodens que são modens incompletos sem o DSP 'processadores digitais de sinais' ou Winprinters que são impressoras também sem componentes eletrônicos essenciais e que trabalham emulando o funcionamento desses componentes através de software - geralmente são produtos de baixo custo e com pouca capacidade) "exclusivamente" para Windows. Porém mesmo nesses casos obter a compatibilidade é apenas uma questão de tempo, os drivers serão desenvolvidos geralmente em curto espaço de tempo através de técnicas de engenharia reversa.
Abraço,
ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com
Imagine então se a Microsoft resolvesse deixar de lado todo seu legado, como é desejo de muitos profissionais de TI. Provavelmente as insatisfações fossem maiores ainda.
Mas ainda assim, encaro o Vista como uma evolução, um amadurecimento da Microsoft com relação ao seu SO. Mas algumas dessas mudanças como o Antonio Fonseca disse em outro momento, ocorrem para consertar erros do passado, como é o caso da Assinatura digital para os perifericos, que surgiu para resolver problemas com relação a fabricantes que preferem oferecer Drivers que mostre todo desempenho de seus produtos e esquecem do SO.
Jenner Maciejewsky Rocha
Deixar a Microsoft de lado...nnnnuuunnncaa. Ficaríamos na seca e ponha seca nisso....
Postar um comentário