segunda-feira, 9 de abril de 2007

De servo a senhor

É bem conhecida a história da descoberta e a importância da molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA). Para significá-la, podemos dizer que é a molécula da vida, por guardar toda a informação genética e regular também a transferência desse patrimônio quando o organismo se reproduz.
Agora, outra molécula vinculada a esse processo biológico, mas até então considerada um coadjuvante, o ácido ribonucleico (RNA), vem adquirindo importância crescente como portador de futuro no horizonte tecnológico.
Trata-se do RNA interferência (RNAi), responsável por ligar e desligar processos vitais na célula, como, por exemplo, a síntese de proteínas por um determinado gene localizado na molécula de DNA, fenômeno este de grande importância para o estudo do câncer.
O impacto para a ciência da descoberta do RNAi deu aos cientistas L. Cícero (Stanford) e Craig Mello (UMMAS), então com 47 e 36 anos, respectivamente, o Prêmio Nobel de Fisiologia em 2006. Hoje a indústria de biotecnologia investe bilhões de dólares em pesquisas sobre RNAi com o objetivo de torna-lo uma inovação no mercado médico. Maiores detalhes estão na Revista de Pesquisa da FAPESP.

Nenhum comentário: