segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Paz para flanar

Oi!
Minha primeira inserção no blog é para fazer coro ao Museu Goeldi e pedir que todos se mobilizem pela segurança e paz em Belém.

Como flanar sem a tranqüilidade de saber que nosso direito de ir e vir pela cidade está garantido? Viver se tornou um empreendimento de alto risco em Belém. O perigo está tocaiado, nos aborda em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, é destemido em função da certeza da impunidade. Os truculentos não permitem que suas vítimas sejam humanas, tentem fugir de quem lhes ameaça, defender seu espaço, pertences ou entes queridos. Baleiam a sangue frio. Cortam o fio da vida com trivialidade. Utilizam-se da legislação e dos nossos jovens para escapar e perpetuar a violência.

Como quero viver bem na minha cidade, que aprendi a amar com pulsos e impulsos, reproduzo abaixo o Manifesto pela Paz e pelo geólogo Rafael Nascimento, avisando que nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, tem reunião às 16h no Parque do Museu Goeldi para discutir como podemos garantir a vida na cidade.

Paz em Belém!

O Museu Emílio Goeldi vem a público, pede a atenção dos moradores e exige das autoridades ações efetivas que garantam a segurança para quem mora ou transita na cidade de Belém. Queremos que a vida seja respeitada na sua integridade. Queremos segurança nas nossas ruas, garantia para o direito de viver, trabalhar e se divertir sem medo de sermos agredidos e mortos.
Na última terça-feira, um colega muito querido teve sua vida brutalmente interrompida, como se nada valesse. Ela valia, era preciosa. Nós, como instituição, labutamos para conhecer e entender os processos da vida na Amazônia. Conhecer para garantir oportunidades de viver melhor, em equilíbrio, com qualidade, de forma sustentável, com respeito ao outro e ao ambiente que nos cerca.
Rafael Nascimento Filho, mais um de nossos colegas que foram tocaiados e mortos à bala, era um lutador. Empenhou-se em conhecer, informar e educar as pessoas sobre os processos de degradação dos rios, demonstrando como uma cidade limpa é uma cidade linda. Sua visão e ação tinham tudo haver com a missão do Museu Goeldi. Ele tinha orgulho do Goeldi e nós tínhamos orgulho dele ser do Museu.
Museu Goeldi é vida e a vida é nosso maior patrimônio. Não deixe a vida ser ameaçada, ser extinta como se não tivesse valor. Viver com medo é não viver, calar é se render à violência e ao desrespeito.

Segurança e Paz em Belém devem ser bandeira para toda instituição e todo cidadão.

8 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Excelente texto e ótima iniciativa do MPEG, que se irmana a sociedade paraense na indignação contra a violência.
Bjs querida.

Val-André Mutran  disse...

Descontrole, derrota do Estado que perde a batalha contra a marginalidade que atua onde quer, a hora que quer, ameaçando quem quiser.
Vergonha.

Ivan Daniel disse...

Kat, seja bem-vinda definitivamente à blogosfera!
Parabéns pela escolha do texto inaugural. Teu coro é justo e necessário, e certamente vai ecoar por longas distâncias.

Yúdice Andrade disse...

Bem vinda, Kat. Agora sabemos que você existe de verdade! Brincadeiras à parte, compreendo como as obrigações do dia comprometem a nossa vontade de blogar.
Passo diariamente pelo entorno do Museu e tenho visto as faixas de luto. Imagino como as pessoas estão se sentindo lá e isso, claro, afeta a todos. Eu, pelo menos, me sinto pessoalmente inseguro o tempo todo - e quem quer viver assim?
Espero que haja mesmo essa mobilização e que o governo seja pressionado a nos dar respostas. Para ontem.

Carlos Barretto  disse...

Desde quando eu te contei alguma mentira, Yúdice???
Rsrsrsrsrsrs

morenocris disse...

Oi Kat. Parabéns pelo texto. Tem tudo a ver Goeldi com vida e extinção!

Estamos abandonados. Jogados à própria sorte, se é que isso existe.

Recentemente perdemos um amigo muito querido também. Hoje eu não consigo mais entrar em seu blog. A dor é muito forte. A saudade me paralisa.

Ontem coloquei a letra de Bob Dylan que fala sobre os homens, esse estado de abandono. Essa falta do acordar, de proteção !

Beijos e paz para todos nós, em nossos corações!

Kat disse...

Oi gente!
Desculpem pelo atraso, ainda vou levar um tempo para me sentir na blogosfera. De todo modo, obrigada pelas manifestações de bem vinda.
O assunto de fato interessa a todos nós que moramos e queremos estar bem nesta cidade de recantos lindos, mas degradada enquanto ambiente, espaço histórico e relações sociais.
Iniciativas que trabalhem para o resgate do viver bem com o outro na cidade são necessárias e quanto mais melhor.
bjs

Unknown disse...

Ô Kat...(arraso de menina...rs)que bom vê-la por aqui, embora atrasados, vc na estréia e eu em ler seu post).
Paz para a cidade!
Bjo grande, e longa vida de blogueira, em tão gostosa companhias.