O periódico online cubano
Juventud Rebelde denuncia que vários serviços do Google estão bloqueados em Cuba. Serviços como Google Earth, Google Desktop Search, Google Code, Google Adsense, Google AdWords, Google Sketchup e até o Google Toolbar, geram a seguinte mensagem quando acessados da ilha:
Lo sentimos, pero este servicio no está disponible para su país.
Com agradecimentos a
ASF@Web pela informação.
4 comentários:
O mesmo ocorre em relação ao Oriente Médio, à China e outros países que não se alinham com a política dos EUA. E a recíproca é verdadeira, destes países em relação ao Ocidente.
Esta é uma barreira que não veremos ser superada. Aliás, acho que nem nossos filhos ou netos. O ideário da aldeia global, da mundialização da democracia e dos direitos humanos (e tudo o que estes termos representam) é coisa para ser superada em 200 anos, no mínimo.
Pena. Mas temos que fazer nossa parte.
É verdade. Segue saltitante a polícia do mundo e a Onu de joelhos, como nós, brasileiros.
Uma correção importante, a censura imposta a Internet para a maioria dos países no oriente médio e na China, ocorre por imposição dos governos locais e não por restrições criadas pelo governo norte-americano.
Nesses países a Internet é vista pelos governantes com reservas, seja por causa do "risco" da contaminação cultural ou simplesmente pela ameaça que o fluxo livre da informação representa para regimes fechados e ditatoriais.
Em muitos lugares a censura é operada até mesmo pelas próprias empresas norte-americanas que recebem tal atribuição como condicionante para atuar nos mercados locais. Um exemplo emblemático é a China, e não somente para a Internet.
O caso de Cuba é diferente e especialmente interessante. Cuba, juntamente com a Coréia do Norte, o Irã e Iraque, compõem o que foi denominado pelo governo Bush como o "Eixo do Mal". Para estes países são impostas restrições diversas.
Inclusive recentemente ocorreu um episódio pitoresco no Brasil envolvendo a Universidade Federal Fluminense, a fabricante de computadores Dell (instalada em Hortolândia-SP e Porto Alegre-RS) e a comunidade científica brasileira e cubana. Leia mais sobre isso aqui (http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL103259-5603,00.html)
ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com
Antônio, o fato que acho importante ressaltar é a absoluta impossibilidade de diálogo entre as partes, que por motivos geo-políticos, interesses econômicos ou outros que em nada beneficiam as populações locais - ainda que, em muitos casos, sejam por estas apoiadas - impedem a mundialização de valores que deveriam ser universais, tais como o direito à diversidade de opinião, à livre expressão e ao conhecimento.
Neste sentido, vindo de onde venham, estas restrições são absolutamente censuráveis.
Postar um comentário