quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Fim da remuneração dos políticos: uma solução?

O advogado Hélio Vieira, presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Rondônia, propõe o fim da remuneração para políticos como forma de reduzir os escândalos historicamente patrocinados pela classe.

A proposta de debate foi encaminhada ao Conselho Federal da OAB:

A proposta de acabar com a remuneração para os políticos, apresentada em Rondônia pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira, e remetida ao Conselho Federal da OAB, pode ser a chave para eliminar com a profusão de escândalos políticos que acontece cotidianamente no Brasil. A observação é do próprio Hélio Vieira a propósito da denúncia feita pela OAB do Acre relativa à farra promovida com o dinheiro público pela Assembléia Legislativa do Acre.

De acordo com Hélio Vieira, que manteve contato com o presidente da Seccional da OAB no Acre, advogado Florindo Poester, “enquanto a sociedade brasileira não parar para debater esse assunto, teremos de conviver com esses escândalos políticos que acontece em ritmo tão frenético que os mais recentes fazem a opinião pública esquecer dos últimos”. O representante da advocacia rondoniense está movimentando a categoria para ampliar esse debate e já recebeu sinalização positiva do Conselho Federal da instituição.

Ainda que pareça uma grande utopia, o debate é interessante e, obviamente, necessário. A íntegra do artigo, cujo excerto reproduzi acima, pode ser lida aqui, na página do Conselho Federal da Ordem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Me fez lembrar a proposta do senador Cristóvão Buarque.

Francisco Rocha Junior disse...

Bem lembrado, ASF. A idéia é tão bizarra quanto. Mas mais uma vez lhe digo: se fizer pensar para sair da mesmice, tá valendo.
Abs.

Anônimo disse...

É preciso mudar muita coisa, é preciso re-discutir o sistema político-partidário brasileiro, a verba de campanha, a venda de emendas no congresso... e por aí vai.

Simplismos implicariam no risco de pervertermos ainda mais o sistema.