sábado, 2 de fevereiro de 2008

De volta a babel do Orkut



É isso aí. Após cerca de 3 anos fora desta praga, resolvi ontem voltar ao Orkut. Os objetivos contudo, são bem diferentes da primeira oportunidade em que dele participei. Agora, estou imbuído da missão de entender afinal de contas qual a razão desta ferramenta permanecer ainda ativa, em especial na web brasileira, mesmo após tanto tempo. Não que tudo seja volátil na web. Mas a maioria dos serviços assim se comporta.
Vejamos então minhas primeiras observações.

1) Em primeiro lugar, é bom sim encontrar novos e velhos amigos, mantendo as relações acesas através de um vínculo virtual. Principalmente quando os vínculos da vida real se tornam quase improváveis seja pela distância, seja pela disparidade de caminhos percorridos. Comecei a adicionar amigos, partindo das comunidades dos hospitais em que trabalho. Em seguida, busquei a comunidade do Fotoativa para reencontrar a galera que não via há séculos. E a partir daí, fiz aquilo que todos fazem, mas, estranhamente, relutam em assumir: procurar amigos na lista de amigos dos amigos. Existe até uma estranha comunidade que diz algo semelhante a "Eu roubo os amigos dos outros"!!!!?????
Mas afinal que história é esta? Alguém pode se considerar "dono" de alguém? Bem, nesta seara meus caros, melhor nem pensar em aprofundar muito as coisas. É capaz de você acabar sem nenhum amigo. :-)

2) Foi muito interessante encontrar não só os velhos(as) companheiros(as), bem como de encontrar outros novos, feitos virtualmente, aqui no terreno dos blogs. Alguns parecem mesmo outras pessoas, bem diferentes daquelas projetadas na blogosfera. Lá encontram-se relaxados, em fotos pra lá de casuais, e até mesmo fazendo esportes radicais. Outros, apesar do nome bem definido no título do perfil, mais parecem agentes da CIA. Nem foto, nem perfil, nem nada! Apenas aquele ícone de sombra. São os sombras mesmo. Lá estão, meramente para ter acesso ao Orkut e ver os perfis dos bacanas. :-)

3) Encontrei um velho amigo que tanto na vida real como na vida virtual, é literalmente um absoluto "boa praça". Sujeito alegre, espontâneo, brincalhão, inteligente, capaz de se calar em assuntos polêmicos para não prejudicar o relacionamento, mesmo e principalmente no nascedouro. Na primeira oportunidade que entrei no Orkut, ele já era campeão em número de amigos. Enquanto eu "lutava" em manter meus 120 amigos da época, ele já beirava os 500! Foi engraçado voltar e tentar adicioná-lo prosaicamente a minha nova lista. Quando tento fazê-lo vem a macabra mensagem: este usuário tem amigos demais. O usuário que você está tentando adicionar tem 1000 amigos e solicitações de amigos ainda pendentes. Portanto, ele não pode aceitar a sua solicitação no momento. Pois não é que o cara "estourou o limite do Orkut! É ruim ter amigos demais!?? Este está cheio e não devo fazer nenhuma falta a ele.

4) Acabei encontrando também alguns desafetos involuntários da vida profissional. Esta foi sem a menor dúvida a parte mais engraçada. Este desafeto(a), em determinado momento da vida, por alguma razão que nunca teve a coragem de me comunicar, decidiu por sua própria conta e risco, definir-me como "concorrente". Imaginem vocês, "concorrência" na área médica, e mais ainda na área da Medicina Intensiva. Poder-se-ía até imaginar: será que neste ímpeto os concorrentes estariam "puxando" pacientes na rua e atracando-lhes os tubos, após uma rapidíssima explanação sobre as desvantagens de respirar espontaneamente?? :-)
Mas acreditem. Embora não exatamente desta maneira meramente irônica, alguns partem mesmo para a "concorrência". E como sempre, num cenário unilateral, quase nunca muito leal e justa. Na vida real, diante da atitude espalhafatosa, desbocada e nem um pouco discreta do desafeto, assumi uma postura de ignorar olimpicamente as "orelhadas" que me chegavam dando conta dos desatinos do "gratuito(a) e auto-definido (a) oponente". Tinha mais o que fazer ao meu redor (muito, diga-se), a ficar dando cabo e energia a atitudes pouco recomendáveis e elegantes.
Pois bem. Passaram-se os anos, desliguei-me do Orkut pelo mais absoluto tédio.
De volta, eis que encontro o perfil de meu(minha) "auto-proclamado(a)" desafeto(a). Além de se definir como "alternativo, contemporâneo e elegante", escreveu de próprio punho algo como "Acredito que tudo ,por pior que pareça,acaba dando certo pra quem é do bem, como eu! (o grifo é meu, faça-se justiça). Já comecei a me divertir a partir daí. Mas não era o fim. Ainda tinha mais. Acabei encontrando uma comunidade em homenagem a celebridade. Sim. Uma comunidade que se intitula "os que amam fulano(a) de tal"!!!!!
Nem vou dizer o texto de apresentação da "comunidade". Seria demais para os olhos dos leitores. Mas posso adiantar-lhes que ela possui 6 membros. Entre eles, o(a) protagonista, o cônjugue, o filho e mais 3.
Alguém já disse (teria sido Voltaire?) que "elogio em causa própria é vitupério". Mas neste caso, trata-se obviamente de um estrupício. :-)
Desejo a ele (ela), com toda a sinceridade: saúde amigo(a). É nisto que você tem que se concentrar.

5) Mais interessante, foi notar como mudei ao longo deste longo período "desorkutizado". Isso sim, talvez o maior prazer do retorno. Na primeira fase, a ansiedade que parecia envolver os integrantes do serviço, era um inconfessável desejo de estampar o maior número de amigos possível. Neste sentido, valia até adicionar o honrado guardador de carros na lista. Nesta segunda fase, minha disposição é bem diferente. Foi o Orkut que mudou? Óbvio que não.

Por fim, uma pergunta: como um serviço de relacionamento de tanto sucesso, especialmente no Brasil, ainda ostenta o rótulo de BETA junto a sua logomarca? É brincadeira ou é o quê? Se com toda esta longevidade ainda está sob a forma de embrião, o que se deve esperar do Orkut para os próximos 5 anos?

É sentar e esperar.

4 comentários:

Ivan Daniel disse...

Vou te procurar por lá. Tu me aceitas se eu deixar um scrap?
rsrsrsrsrsrsrsrs...

Carlos Barretto  disse...

Claro que sim, Ivan. Vc já é veterano por aqui.
Abs

Carla disse...

hahaha, foi a minha reação ao ler o ítem 4. Eu posso dizer que vergonhosamente só tenho uns 40 amigos no orkut, e nem sei pqnão cancelei aquele troço ainda,já que não add ninguem a toa, só olha aqulio de vez em qdo,mas toda vez que estou prestes a cometer um orkutcídio,penso que não vou poder mais saber das novidades dos outros... que coisa triste... hahaha. Há unica coisa que sempre estou mexendo é no meu blog. lá não fico "pondo" noticias,só as vezes, normalmente fico me auto analisando por ele,e agora,graças ao flanar, aprendi como postar videos do you tube. vc deixa eu te colocar nos meus links ?
beijos

Carlos Barretto  disse...

Claro que sim, Carla. O Flanar é um blog que assina a Creative Commons License. Tudo pode ser copiado, desde que seja atribuído o nome do autor.
Quanto aos links, eles são desde já de domínio público.
Bjs e volte sempre. Especialmente em março, quando então vamos inaugurar uma fase nova.
Melhor voltar para saber como é que vai ficar.
T+