sábado, 2 de fevereiro de 2008

Sobre orçamento em educação

A coluna Repórter Diário, do Diário do Pará de hoje, estampa que a Universidade Federal do Pará terá garantidos 70 milhões de reais para o orçamento do quadriênio 2009/2013, decorrentes do programa ProUni, do governo federal.

Segundo dados do sítio da Universidade, o orçamento total de 2001 da instituição foi de cerca de 206 milhões de reais. Outra informação, colhida na Wikipedia, aponta como orçamento executado, em 2004, a soma de R$ 318.317.381,57.

Ao ler a nota do RD, lembrei-me de que quando ocorreu, ano passado, a tragédia da Universidade Virginia Tech - quando um estudante coreano matou a tiros 32 pessoas no campus da instituição e se suicidou em seguida - notícias veiculadas na mídia brasileira apontaram-na como a 56a melhor universidade americana, com orçamento anual de 900 milhões de dólares.

Evidentemente, a comparação entre as instituições de ensino partem de parâmetros díspares. Não pretendo colocar no mesmo balaio uma universidade de ponta americana, o país mais rico e poderoso do mundo, e a nossa UFPA, instituto localizado em um Estado pobre de um país periférico. Mas o fato dá, de qualquer maneira, uma dimensão de por onde deve passar a verdadeira mudança que almejamos para nosso país.

Um comentário:

Itajaí disse...

E não só na educação, meu caro.
O National Institute of Health - NIH, o orgão que regula a pesquisa nos Estados Unidos - tem por orçamento U$90 bilhões de dólares ano. Só essa agência norte-americana tem recursos superiores em mais de duas vezes o orçamento de todo o nosso Ministério da Saúde.