domingo, 17 de agosto de 2008

As Apple Stores como atração turística

Em Miami, foi realmente uma surpresa encontrar a "modestíssima" Apple Store na Lincoln Road Mall, uma rua inteiramente dedicada as compras em South Beach. Modestíssima comparada ao que iriamos conferir em NYC, é claro. A Apple Store Miami segue o estilo Art Deco de South Beach e reúne a mesma turba encontrada na loja da Quinta Avenida. Como meu alvo principal da viagem, era na verdade encontrar a Apple Store da quinta avenida em NYC, encontrar uma em Miami foi algo inteiramente fora dos planos.
Mas vejam a imagem para conferir.


Apple Store em Miami.

Mas é em NYC onde a Apple reserva o maior show de bola possível a seus visitantes.
Situada em um dos quarteirões mais caros do mundo, na Quinta Avenida em frente ao famosíssimo Hotel Plaza, na esquina do Central Park, a loja é uma fábula.


O Hotel Plaza situado bem em frente a Apple Store NYC...


... que aqui aparece, em um dia calmo.

Aborrecido com os contratempos criados por uma reserva de hotel não confirmada (narrados no post Supresas em NYC), resolvi que precisava equilibrar adequadamente as emoções do dia, para não estragar a viagem logo no primeiro dia. E assim, tomei a decisão de que nada poderia salvar mais aquele dia do que visitar a famosa loja da Quinta Avenida. Pois valeu a pena.

Fomos caminhando 26 quarteirões de nosso hotel - na altura da rua 33 - até a 59 (ou Central Park South). Quando íamos chegando, a primeira surpresa. O famoso cubo de vidro é na verdade bem menor do que imaginamos nas imagens. Ou será que o entorno o diminui?


De longe, mal podemos distinguir o cubo de vidro na esquina.


E de perto, tudo impressiona.


A visão da famosa logomarca suspensa no centro do cubo.

O fato é que só ao chegar bem em frente à loja, é que temos a noção de suas reais dimensões. E os produtos, são vendidos em um lotado e abafado subterrâneo, pequeno para a enorme afluência de cidadãos, não necessariamente interessados em comprar alguma coisa.

Tudo é em vidro transparente. Piso, escadas e elevadores. Descemos pelas escadas por onde já haviam dois fluxos lentos de pedestres: uns entravam, outros saíam. O que nos exigiu a máxima atenção. Isso, após enfrentar uma fila rápida para entrar.


De dentro, o ceú e os usuários comprimidos no elevador transparente.


Que deixam também seus pés no único vidro fosco da loja.

Lá dentro, um grande sufoco. Muita gente caminhava pelos apertados espaços da loja. Milhares de iPods saíam naquelas famosas sacolinhas, nas mãos de clientes satisfeitos. Todos os produtos da empresa podiam ser encontrados lá. Além dos iPods, iPhones, Macs e Macbooks, uma ampla variedade de acessórios e softwares poderia ser facilmente encontrada.


No subsolo, nem queira imaginar o movimento desta loja...


...que proprociona bizarras imagens.

O atendimento, apesar de conturbado pela grande quantidade de pessoas, funciona perfeitamente e as filas (cerca de 10) andam sempre. Espalhados pela loja, funcionários vestindo aquelas camisas "geek", orientam e respondem as perguntas dos compradores.


A sacolinha branca: o prêmio guardado com carinho.

Impossível resistir ao apelo consumista que a loja proporciona. Saí de lá com 2 iPods Nano, um carregador de parede (o menorzinho, recém lançado) e um mouse wireless bluetooth da Apple (também chamado de Wireless Mighty Mouse). Tudo enfiado naquela famosa sacolinha branca onde se lê: Apple Fifth Avenue. Guardada com carinho em um lugar especial de meu escritório. Um prêmio de viagem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Deslumbrante!

Só mesmos quem possui um produto dessa empresa consegue compreender a mística em torno deles. Mesmo quando não são perfeitos, ainda assim, parecem irresistíveis.

Só mesmo experimentando para compreender do que estamo falando.

PS: E não poderia ser diferente, afinal ela foi criada por dois gênios que só queriam mudar o mundo, cada um a sua maneira.

Anônimo disse...

Perdoe-me pelos 'mesmos', 'estamo' e 'a' sem a crase. Foi a emoção! ;-)

Carlos Barretto  disse...

Rsss...
Pelo amor de Deus! Se eu fosse me desculpar pelos desatinos que cometo diariamente neste blog, teria que montar outro blog só para pedir perdão.
Abs