terça-feira, 9 de setembro de 2008
Apple lança os novos iPods
Imagens: Gizmodo
Finalmente saíram os novos iPods. Veja agora as principais novidades anunciadas agora há pouco em San Francisco.
iPod Touch: foi levemente redesenhado. Está mais fino e agora tem alto-falante integrado. A Genius Playlist pode ser criada diretamente na interface gráfica do iPod Touch. Serão lançados uma série de jogos (Need for Speed, Real Soccer, etc) que tirarão proveito do sensor de movimento do Touch, que não é uma novidade mas acrescenta maior potencial de entretenimento ao produto.
Preços: 8GB sai por $229, 16GB $299 e 32GB $399.
Surpresa! Ainda muito mais caros do que o iPhone. Definitivamente a Apple os quer como produtos diferentes. Ou seja, iPhone é iPhone; iPod é iPod.
iPod Classic: antes disponível em 80 e 160 gigabytes, agora só contará com uma versão em 120 gigabytes. A versão de 160 gigabytes será descontinuada (a concorrência aperta ???). Só isso de novidade para o Classic? Parece se tratar de um ícone conservador na Apple. Ou então, como apostam alguns, um prenúncio de seu fim. Preço: U$ 250.
iPod Nano: novo visual, quase confirmando os rumores da blogosfera. É agora o iPod mais fino que já fizemos - afirma Steve Jobs. Confirmado o sensor de movimentos o que faz com que, a exemplo do iPod Touch e iPhone, você consiga ver os vídeos em widescreen com o Nano deitado. Confirmado também o recurso shake to shuffle. Ou seja, você sacode o bichinho e ele reproduz as músicas aleatoriamente. Tudo isso possibilitado por um acelerômetro que além desta funcionalidade, pode simplesmente avançar para a música seguinte. E as cores? Preto, rôxo, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho e violeta. Preços: 149 dólares pelo de 8 gigabytes e 199 pelo de 16 gigabytes. (Aaaarrrgh!)
Imagens: Gizmodo
iPod Shuffle: nada foi anunciado para este modelo. Mas sabemos que estarão disponíveis em novas cores. Preços: 1GB U$ 49 e 2 GB U$69.
Software: tantos os iPhones quanto os iPods Touch passarão a utilizar o software 2.1, que acrescenta além da correção de inúmeros bugs, a funcionalidade da Genius Playlist.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
pow esses novos modelos de ipods são iguais aos iphones!!!
qui criatividade em Apple... rsrs
Fiquei algo decepcionado também, euaqui. Mas estou deixando a "poeira sentar" para entender este movimento que a Apple fez hoje.
Afinal de contas, não é de hoje que ela se envolve em polêmicas. Vejamos o que os especializados tem a dizer.
Abs
Baretto,
Em matéria de portabilidade, preço e capacidade - em suma, na relação entre custo e benefício - o que tu suegeres como a melhor compra, entre todos os modelos?
Boa pergunta, Francisco.
E vc vai ver que vão surgir várias opiniões. Mas vou cometer a minha, já que vc pediu.
Em primeiro lugar, qual seu perfil de usuário de mídia digital?
Isto significa saber:
1) Quantos arquivos mp3 vc possui em casa? Gostaria de levar todos com vc em suas viagens?
2) Gosta de assistir um clipezinho de vídeo também (ocupam um grande espaço no player)?
3) Pretende utilizar o player para mais do que ouvir músicas e assistir a clipes de vídeo?
Se vc se enquadra no perfil de "hard user" (no sentido de capacidade de armazenamento), lembre-se que o Classic é o modelo de maior capacidade na Apple neste exato momento (120 gigabytes).
Foi minha escolha recente antes ir aos EUA. Possuo um Classic de 3a geração com 80 gigas de memória. E já ocupei cerca de 30 gigabytes dele. Por 250 dólares, se seu problema é ARMAZENAR, ele tem uma relação custo x benefício imbatível.
Para provar isso, basta fazermos uma análise obtusa dos modelos disponíveis e aplicarmos uma fórmula de maneira a descobrir o custo por gigabyte disponível para armazenamento, teremos o seguinte:
iPod Shuffle 1 gb = U$ 49
2 gb = US 34,5
iPod Nano 8 gb = U$ 18,6
16 gb = U$ 12,4
iPod Classic 120 gb = U$ 2,08
iPod Touch 8 gb = U$ 28,6
16 gb = U$ 18,7
32 gb = U$ 12,4
Nesta conta cartesiana (e muito) percebe-se que em relação específicamente a ARMAZENAMENTO, o Classic permanece imbatível. E um fenômeno interessante surge desta mesma análise: iPod Nano 16 gb e iPod Touch 32 gb tem o mesmo custo por gbyte disponível para armazenamento. Muito embora, sejam produtos muitíssimo diferentes.
Portanto, neste raciocínio, estou levando em consideração no ítem "benefício" apenas a "CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO". Mas obviamente que o iPod é um produto destinado ao lazer e entretenimento. Não cabem aqui portanto, análises iguais a que costumamos fazer com HDs, Impressoras e outros perfiféricos.
Tendo isto em mente, se vc deseja um iPod belíssimo, com inúmeras outras funcionalidades como internet Wireless, possibilidade de instalar aplicativos, utilizar como agenda de contatos, calendário de eventos, além das músicas e vídeos, não tem jeito.
Vc terá que pensar seriamente no iPod Touch. E de quebra, pensar também no iPhone. Por que não?
E se vc escolher o Touch, poderá utilizar um pouco da tabela que fiz acima para ajudar a juntar capacidade de armazenamento com potencial de entretenimento (algo subjetivo). Aí vc poderia concluir que entre os Touch o melhor mesmo é o modelo com 32 gb com custo por gb de 12 dólares.
Agora, se vc se define como usuário light, um Nano de 16 gbytes passa a ser imbatível.
Os modelos shuffle, convenhamos. Talvez nem nossos filhos fiquem satisfeitos com eles. E possuem na verdade a pior relação custo x benefício (armazenamento e entretenimento). Mas para bolsos curtos, pode mesmo ser a única opção.
Espero que o raciocínio ajude.
Abs
Só um adicional para ilustrar minha opinião:
Pessoalmente além do Classic de 80 gb, estou na fila do iPhone.
Afinal de contas, a Apple deixou claro: iPod é iPod. iPhone é iPhone.
Mas também deixou no ar, a possibilidade de descontinuar o Classic. Uma incógnita mas em se tratando da Apple, não dá para se tomar decisões pensando no que vai ter "vida eterna" ou não. Nesta área, absolutamente nada tem vida eterna.
Gostaria muito que o asf@web comparecesse neste debate interesante para dar sua valiosa contribuição.
Abs
Eu diria o seguinte, de forma bem sucinta:
Antes de mais nada, com os anúncios do Let's Rock a Apple apenas atualizou tecnologicamente toda a linha iPod. Fez isso para manter-se firme e confortável na liderança desse mercado.
E qual deles comprar?
A resposta não é difícil:
Se você é um amante da música e deseja um dispositivo de primeira linha, capaz de armezanar praticamente toda a sua discoteca. Esse produto é o iPod Classic.
Se você procura por um excelente tocador de música digital, rico em recursos e fácil de levar consigo para qualquer lugar e não precisa de um latifúndio para armazenar todas as suas músicas, então o seu iPod é o Nano.
.Bem, agora se o seu negócio é conteúdo multimídia variado, inclusive múdica, fotos, vídeos, jogos e acesso a Internet, tudo isso apresentado em uma "gigante" (para um dispositivos portátil), então sua escolha deve recair sobre o Touch (apesar dele não possuir a enorme capacidade de armazenamento do Classic).
Eu já disso que em todos os três modelos é possível carregar para todo lado sua agenda de contatos e compromissos?
Quanto ao Shuffle, na minha opinião trata-se de um modelo para quem já possui outro iPod. O Shuffle é um segundo iPod, extremamente compacto e discreto.
Muito útil para quem deseja exercitar-se ouvindo suas músicas prediletas.
Ele nos oferece ainda uma vantagem adicional, por ser bastante discreto é possível sair em público com o Shuffle (correr na praça por exemplo) sem atrair muita atenção.
Só uma correção.
O iPod Classic, segue o mesmo "shape" do iPod original de primeira geração. Talvez daí, derive seu nome de batismo.
Mas antes de ser Classic, ele já se chamou iPod (2001 - o primeiro, apenas compatível com MAC), iPod( 2002 - 2a geração, agora compatível com windows), iPod (2003 - 3a. geração), iPod (2004 - 4a geração), iPod Photo (2005), iPod Vídeo (2005 - também chamda de 5a. geração), iPod Classic (que é o meu atual), e finalmente, iPod Classic 2008.
Portanto, não faz o menor sentido atribuir ao Classic a 3a. Geração de iPods. Se continuássemos a contar a partir do lançamento de 2001, talvez o Classic que possuo fosse de sexta geração, e o atual, uma sétima geração ????
Melhor não contar mais.
Rsss...
Beleza, Barretto e Antonio. Só me fizeram deixar mais em dúvida... hehehehhe
Brincadeiras à parte, já encomendei, com base nas considerações de vocês, um iPod Classic de 120Gb. Vai fazer par com meu Nano de 1a geração, ainda de 2Gb (hoje vejo o quanto é pouco... necessidade crescentes, não é isso?).
Como vocês percebem, o visual "clássico" dos iPod's me atrai mais.
Abraços a ambos.
Essa brincadeira dos iPods, FRJ, é uma "bola de neve". Quanto mais espaço vc tem, mais vc ocupa.
Rsss...
Quem dera nossa voracidade por mais capacidade de armazenamento ficasse apenas no plano dos iPods!
Por aqui continuo padecendo com os "parcos" 80GB no HD interno e 160GB no externo... preciso de mais, mais, mais.
MEU REINO POR UM HD DE 500GB para o MacBook! :-)
É esse o brinquedo maravilhoso que vou pedir para o Papai Noel esse ano: http://www.wdc.com/pt/products/Products.asp?DriveID=506
Putz!
Mas o que tanto tu armazenas por aí, ASF? O meu HD externo de 160 gb, nem sequer chegou aos 30 gb de ocupação!!!
O resto, vou guardando tudo em DVDs.
Antes que o HD pife!
Postar um comentário