quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Bichos presos

Alguém acha que o jogo do bicho pode mesmo ser eliminado? Eu acho que não pode. Aliás, não vejo razões realmente convincentes para manter essa prática como contravenção penal. Prevista no art. 58 da Lei de Contravenções Penais, está inserida no capítulo "das contravenções relativas à polícia de costumes". E manter um Estado policial sobre condutas não caracteristicamente lesivas a interesses de terceiros não me convence. É coisa dos anos 1940, com nítida influência da Igreja Católica e seu discurso contrário ao prazer. Penso que a prática deveria ser regulamentada, para que o Estado arrecadasse impostos e os inúmeros trabalhadores do setor finalmente pudessem conquistar direitos trabalhistas e previdenciários, sem maiores discussões.
Por outro lado, sendo excessivamente pragmático, há muito dinheiro em jogo. Donde resulta que, não, a atividade não vai acabar. Simples assim.
Por outro lado, é infeliz a declaração atribuída por O Liberal ao promotor de justiça Milton Menezes, de que o jogo do bicho, apesar de prática secular e tolerada pela sociedade e pelas autoridades, chegou a um nível acintoso a partir do fato de que "a imagem de Belém ficaria tremendamente arranhada com o Fórum Social Mundial", sendo essa a razão "de fazer uma limpeza na cidade" e de "acabar com a jogatina".
Então é essa a questão? Fingir que não existe jogo do bicho para que os estrangeiros não fiquem com má impressão? Em vez de se coibir uma prática alegadamente nociva, o problema é só de maquiagem temporária, à semelhança de quando o então prefeito Hélio Gueiros mandou asfaltar a Rodovia Augusto Montenegro de ponta a ponta, para o Príncipe Charles passar com seu carro em um tapete novinho? E se for isso, qual a chance de as autoridades continuarem coibindo o jogo após o FSM acabar?
Para saber qual será o desfecho dessa situação, aguarde dois ou três dias. No máximo.

PS - Saiba que jogar no bicho também constitui contravenção, punida com multa. Vai uma fezinha aí?

Atualizado em 20.11.2008:
Sem surpresa, comunico que errei. No dia seguinte à operação, tudo normal. Claro.

Um comentário:

Anônimo disse...

YUdice ,
Eu concordo plenamente , o caminho é a regulamentação , o mesmo aliás para bingos cassinos e congeneres.Maquinas importadas legalmente e vinculadas eletronicamente a receita federal , alta taxação e rígida fiscalização daí milhares de emprego , aumento de arrecadação , incentivo ao turismo e lógico vez por outra um doido se matando porque perdeu a mulher e as cuecas mas isso ocorre clandestinamente também.Essas coisas que já deram certo lá fora a gente não copia.
Então é isso , sem hipocrisia!!!
Abs Tadeu
Em tempo , é sem apologia pois meus jogos são futebol e tenis ainda assim mais ou muito menos