Repórter 70, hoje
Amadorismo é isso aí. A prefeitura não vai dar início às obras, e sim aos projetos. E começar a projetar. Quando terminar, Manaus já estará oficialmente declarada como subsede da Copa do Mundo.
Esta não é uma crítica ao atual (des)governo municipal. Penso que, fosse outro o prefeito (rectius: se houvesse um), as coisas estariam no mesmo pé. O mesmo se diga do governo estadual. Está aí o Fórum Social Mundial para provar que as diversas obras previstas para dar suporte ao megaevento jamais saíram e jamais sairão do papel. Tanto que estamos em novembro e apenas umas poucas casas da Perimetral, em frente ao portão do campus profissional, foram derrubadas para serviços de arruamento - quando o projeto, na verdade, era a duplicação de toda a Perimetral e construção da passagem de nível sob a Almirante Barroso, projetada ainda no primeiro mandato de Edmilson Rodrigues.
Mas se é fácil passar a perna nos organizadores do FSM, porque não dá mais tempo de mudar a sede, o mesmo não se diga da Copa do Mundo, onde a única coisa que interessa é dinheiro e na casa dos muitos milhões.
Todos sabemos que eventos dessa magnitude são projetados com anos de antecedência. Aceitar uma sede contando que obras serão feitas em tempo hábil é rotina, mas isso se estamos falando dos Estados Unidos (ao menos nos bons tempos) e da China, p. ex. Não do Brasil. A construção da Vila do Pan também é um indício, pois ficou pronta, mas em meio a uma torrente de acusações de superfaturamento e corrupção (pra variar...). E deu certo porque era no Rio de Janeiro, como seria em São Paulo e em meia dúzia de outras capitais. No Pará, tudo é difícil. Falta dinheiro, ânimo e compromisso.
Os organizadores da copa não são trouxas. Eles sabem de nossas parcas forças. Podemos querer muito colocar Belém no circuito, mas está difícil.
3 comentários:
Redondo, professor!
Abs
Sempre falo pra não se assustarem se a Copa não vier pra cá. Indicarei a leitura desse post para os que se mostraram mais revoltados com o que falei.
Obrigado, mestre dos magos!
E obrigado também ao Ivan, pela gentil recomendação.
Postar um comentário