quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A imprensa e Lula

Sobre o título do post, destaco o comentário de uma leitora do Blog Espaço Aberto, cada vez mais destacado na blogosfera paraense.


“A grande imprensa deste país é partidária, sim”

Da leitora Rita Helena Ferreira, sobre a postagem Lula, a Imprensa e o bombozinho de cupuaçu:

Em primeiro lugar, preciso fazer uma ressalva: não sou partidária.
Quanto ao comentário do Lula, acredito que, ao menos em parte - pequena parte, diga-se - ele tem razão.
A grande imprensa deste país é partidária, sim. Sabemos disso. Ops, sabemos? Algumas pessoas sabem, melhor dizendo. Conheço de perto pessoas que acreditam, sinceramente, que o Jornal Nacional, por exemplo, é imparcial.
E o que isso tem a ver? Tem a ver pelo fato de que a mesma medida não é usada nos variados governos. Lembro-me das muitas decisões/atitudes bizarras do então presidente FHC que, para a grande imprensa, passaram totalmente desapercebidas.
Daí, pergunto-me: no episódio de de Tucuruí, caso o presidente fosse o Serra, o papel da bala teria sido percebido?
Enfim, o que me incomoda não é o modo com que a grande imprensa lida com o Lula, com fulano ou sicrano. Incomoda mesmo é insistir nesta postura de "imparcial" e usar dois pesos e duas medidas conforme as suas orientações partidárias.
O ideal, para mim, é que jogasse francamente, aberto. Daí, quem sabe, os incautos - que não são poucos - tivessem a chance de receber a notícia previamente avisados.
Infelizmente, acho que tenho que me conformar. Do mesmo modo, o Lula. Ou será que ele, aos 30m do segundo tempo, ainda não entendeu quais são as regras do jogo?

4 comentários:

Anônimo disse...

Gente, o Pará estava representado naquele ato pelo bombom de cupuaçú, gente.
O que vocês queriam? Que o Pará ficasse de fora da noticia?

Anônimo disse...

Você está substimando o Lula. Ele só chegou onde chegou graças aos muitos papelzinhos que ele jogou no chão.
A prova é que apezar da suposta preferencia pelo Serra, é o Lula quem está no segundo mandato, com aprovação estratosferica.
Conforme-se com a sua ingenuidade.
Mas deixe o homem trabalhar. Ele conheçe muito bem as regras do jogo e está ganhando a guerra da comunicação por merito pessoal. Graças a pessoas como você, ele pode gabar-se de jogar papelzinho de bombom no chão e ainda espalhar que foi o Serra.

Carlos Barretto  disse...

Anônimo das 4:06

Eu??????
Leia o post!

Itajaí disse...

Quando se tem 80% de aprovação até papel de bombom no chão vira notícia. E o Lula claro tripudia sobre o pato que produziu a matéria.