quinta-feira, 27 de novembro de 2008

VIDA EM LUA DE SATURNO?


Dentre os objetivos das longas viagens de uma sonda espacial, a busca pela água, especialmente no estado líquido, tem sido sempre priorizada.
Ocasionalmente temos tido esboços de evidência da eventual presença de gelo ou de vapor d'água em planetas e satélites.
Nesta semana, no entanto, uma importante publicação foi feita na revista Nature, a qual talvez tenha tido pouca repercussão na mídia, perdida que ficou no meio de crises terrenas e atentados terroristas.
Em Encélado, lua de Saturno de apenas 500 km de diâmetro, a sonda Cassini revelou a presença de quatro jatos supersônicos de vapor d'água dentro de um gèiser localizado próximo ao pólo sul do referido satélite. Como a temperatura da superfície é estimada em 200 graus Celsius negativos, a cientista Candice Hansen (do Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia) defende um modelo que postula a existência de canais de água líquida, que brotariam na superfície como esguichos.
A suposta presença do gás metano no géiser nos faz deduzir que a existência de compostos orgânicos simples é perfeitamente possível. Em outras e diretas palavras, pode haver vida sob o solo de Encélado.
Será?
Somente sondas espaciais mais modernas poderão nos dar a resposta, no futuro.

Nenhum comentário: