quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Flanando pelos netbooks

Eles já viraram uma sólida tendência de mercado. Ganharam e consolidaram espaço. Não sabemos de seu futuro, em meio a crise econômica. Alguns, apostam que eles podem assumir um lugar interessante em meio a um mercado previsivelmente turbulento. Pessoalmente, acho que eles tem um DNA para outro propósito: ser uma segunda máquina de fácil transporte e baixo custo.
De uma maneira ou de outra, todas as grandes empresas estão lançando seus netbooks. Passam então, a valer uma série do Flanar.
E hoje, publicamos uma grata surpresa, descoberta finalmente pelo pessoal do Engadget: o Vaio P, um netbook da Sony.


Vaio P (Imagem: Engadget)

A máquina, com toda certeza é muito bonitinha, a exemplo da excelente linha Vaio da Sony.
E a configuração é parrudinha:
  • processador Intel Atom Z520 de 1,33GHz; :-)
  • 2GB de RAM; :-)
  • HD de 60GB como drive padrão (e SSD de 128GB como opcional); :-(
  • módulo GPS; (Uau!)
  • suporte à rede 3G. (Uau!)
  • Webcam integrada, posicionada na lateral superior
Mas como eu já venho dizendo há algum tempo, netbook que se preze, tem que ter baixo custo. Se não, melhor comprar um desktop ou um notebook mesmo. E cá com meus botões, tenho lá minhas dúvidas se o precinho deste aqui, será tão agradável assim.
De qualquer maneira, esta é uma informação de primeira linha do Engadget. O bichinho ainda nem foi lançado oficialmente. Mas já faz um barulho danado.
Babem!

4 comentários:

JOSE MARIA disse...

Meu caro Carlos Barretto.

Você me convenceu.
Os netbooks só terão futuro se seguirem os passos dos celulares e virarem commodities, o que só conseguirão com baixo preço, mas baixo mesmo, para competir com seus irmãos maiores e mais parrudinhos.
Mas continuo achando que a crise pode abrir mercado para quem se atrever entrar nessa porta entreaberta. O problema é que esse pessoal está viciado em preço alto que se tornam apenas relativamente baixos porque comparados a máquinas carésimas.
Abraços

Anônimo disse...

Estou neste dilema.

Val-André Mutran  disse...

Em Brasília o netbook da HP que concorre com esse "zinho" da Sony, custa a bagatela de R$ 3.250,00.

Junta-se uns trocados e compra-se o lançamento da Aplle! muito mais máquina.

Carlos Barretto  disse...

Viram o que o Val-André disse?
Pois é isso mesmo.
Penso não haver motivo para dilema. Trata-se de saber precisamente quais são suas necessidades computacionais.
Se vc deseja um notebook substituto de desktop, deve comprar um notebook decente. E o Apple Macbook é uma das melhores opções em minha opinião. Desde 2 anos, passei para o "outro lado da força". Relutei um pouquinho, como todos sempre fazem. Mas apenas após alguns dias, quando percebi que o Mac em nada ficava devendo aquela porcaria de windows, vivo em mar de brigadeiro, sem antivírus inclusive. Firewall?
O MAC OS tem um embutido e sua própria arquitetura de software, derivada do UNIX/Linux, é pelo DNA, SEGURA!
Já se vc possui um bom desktop e precisa de uma alternativa barata apenas para acessar a web e trabalhar textos,planilhas e apresentações, talvez vc mereça um "netbook". Mas vá com calma.
Por 3000 reais, melhor comprar um Macbook branquinho básico, onde além da web, dos textos, planilhas e apresentações, vc vai poder editar fotos, vídeos, desenhar, pintar e o escambau!
É simples!
Não compliquem!

Rsssss