quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Memória Histórica da Medicina Paraense

Medalha comemorativa do cincoentenário da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará (1969) . Coleção do autor.
O fausto do ciclo da borracha não se traduziu por investimentos em escolas superiores no Pará. Nesse sentido acompanhávamos o Brasil, que atravessou a primeira década do século XX e os cem anos antecedentes com as mesmas faculdades de medicina instituídas por Dom João VI, à ocasião em que a família real portuguesa, tangida pelas tropas napoleônicas, transferiu-se para a sua rica e ancha colônia tropical.
Entre as instituições de ensino superior, no Pará foi pioneira a Faculdade de Direito (1902) , seguida da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, fundada em 1919, realização de um "sonho que se fez um dia realidade excelsa e vencedora" - conforme palavras citadas pelo saudoso Clóvis Meira, quando dá notícia da criação dessa academia na crônica A Faculdade de Meu Tempo, publicada no obrigatório Medicina de Outrora do Pará (Grafisa, 1986), hoje infelizmente esgotado, mas ainda encontrável em sebos.
Embora a História da Medicina integre a linha de pesquisa da História das Ciências, é recente sua introdução no currículo médico, ressalva feita ao pioneirismo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Essa ausência curricular inoportuna e injustificável, quando se trata de profissão entre as mais importantes para o processo civilizatório obriga-nos a concluir que se tudo é história não menos certo é reconhecer que pobreza certíssima é não poder utilizar aquilo de que se tem necessidade*!
Mas a História se retrocede por um lado, avança conosco também quando a inquirimos e repomos lacunas ou capítulos esquecidos para usofruto das gerações. É como exemplo dessa última conclusão que saúdo o lançamento da Memória Histórica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará - 1919/1950 (Editora da UFPA, 2009), fruto de extensa pesquisa conduzida pelos escritores médicos Aristóteles Guilliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Júnior.
Aristóteles Guilliod é o nosso confrade Gui, quando todos usávamos de pseudônimos nos princípios do Flanar, que daqui se afastou exatamente para concluir a escritura dessa Memória com lançamento previsto para a próxima sexta-feira, dia 09 de janeiro. A parte a amizade que nos une a um dos autores da obra, sem dúvida trata-se de lançamento editorial dos mais importantes, que faz jus a importância histórica da hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, nascida como a primeira do Norte e a oitava do Brasil há noventa anos. Parabéns aos autores e ao Reitor Alex Fiúza de Mello que reconheceu o mérito do tema e a seriedade dos autores, levando o livro ao prelo e a leitura da sociedade.
*Dito latino Paupertatem certissimam esse, cumalicuius indigeas, uti eo non posse (Columela, precedido por Xenofonte).


Atualizada em 09 de janeiro de 2009-----------------------------------

NOTA DO FLANAR

Neste post, feito pelo nosso querido parceiro Itajaí, o blog cometeu um erro. Anunciamos para o dia 09, o lançamento do livro Memória Histórica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará - 1919/1950.
O blog pede desculpas aos leitores e também aos autores do livro pelo lapso.
E aproveita para informar que o livro ainda está à caminho "do prelo". O lançamento, ainda não está definido, devendo ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

4 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Itajaí, memória é vida. Torço pra que esta publicação possa de alguma maneira injetar "em bolo" vida nas veias da nossa faculdade. Parabéns aos autores!

Anônimo disse...

Itajaí,

você se antecipou um pouquinho. O livro espero que saia em maio, quando a Faculdade comemora seu início efetivo - a aula inaugural foi proferida pelo prof. Acilino de Leão, em 1º de maio, coisa inimaginável nos dias de hoje, quando alguns não comparecem às escolas nem nos dias normais.
É importante essa "corrente prá frente", para que o livro efetivamente seja publicado.
Abraços,
Aristoteles

José Maria disse...

Como leitor voraz deste Blog agradeço a citação ao livro. Corrigindo apenas que o mesmo encontra-se em fase de edição (que trabalheira!).
Esperamos lança-lo por volta do primeiro de maio, data da primeira aula da Faculdade.
E lá se foram 90 anos.

Anônimo disse...

Depois de um longo tempo em um "prelo viscoso" do qual conseguimos poucos exemplares. O livro vai sair dia 25 de Novembro de 2010, no auditório do CRM, Avenida Generalísso 223, as 19 horas.
Como leitor assíduo do blog, convido todos recordando que quem quiser nos dar um abraço pode aparecer a qualquer hora, mas quem desejar um livro deve chegar cedo. Infelizmente e com pesar repito. Conseguimos poucos.