sábado, 14 de fevereiro de 2009

Co' Olhos Bem Abertos

"Se oriente, rapaz
Pela constelação do Cruzeiro do Sul
Se oriente, rapaz
Pela constatação de que a aranha
Vive do que tece
Vê se não se esquece
Pela simples razão de que tudo merece
Consideração." Pensei nesses versos da belíssima Oriente de Gilberto Gil, nem sei porquê, quando lia sobre a polêmica da continuidade do arraial de Nazaré no Círio. Dias antes o noticiário nos informava que a atual diretoria da festa - merecida de ser profissionalizada, face ao histórico de topadas - pretendia acabar com a parte profana da festa com alegações no mínimo inoportunas frente a atual crise econômica em curso no mundo e no país, e as conseqüências para a pobreza em que vive o povo de Belém do Pará.
É, leitor, apesar de estarmos careca de saber que ficar de frente paro mar, sonhando com Miami e de costas pro Brasil, não vai fazer desse lugar um bom país, eles, sempre eles, não sabem, não querem saber e têm raiva de quem sabe. Mas aí, alguém mais sereno, trouxe a questão de que tal estultice agravaria - e de fato o fará caso se concretize - o patrimônio imaterial da maior festa religiosa da Amazonia continental. Balde de água gelada!
Não sei se a carapuça caiu lá entre os brancos, ou o choque térmico fez o tico e o teco conversarem, mas o fato que os pingos nos ii agora são outros. Trata-se de apenas reduzir o arraial - fazer um resizinnn, darlingui -, ainda que sem necessariamente precisarem até onde vai a tesourada.
E a novidade não parou por aí. Agora falam em construir também um complexo de apoio ao romeiro.
Ooops! Apoio de que mesmo, e com o dinheiro de quem? Com os anéis da Santa Madre é que não é. Logo, mais uma vez, estamos arriscados de provar o amargo que é o dinheiro sair da viúva tetuda, da algibeira da coleta de impostos de um estado laico e aviltado pelo mau costume de quem teima desconhecer licitações. E tem mais: considerando que o Círio reúne milhões de pessoas, nem é bom pensar na efetividade e sustentabilidade do tal complexo centralizado.

Nenhum comentário: