sexta-feira, 22 de maio de 2009

Leitura nada dominical


"Hoje a morte está diante de mim;
como o lar que o homem anseia ver,
depois de anos aprisionado"
(Neil Gaiman, em Sandman)


Belém fica definitivamente fora da rota de distribuição editorial nacional e internacional, dos quadrinhos, da poesia, das editoras menores e do underground.
Quando o volume 2 do "Sandman - Prelúdios & Noturnos" foi lançado, em dezembro último, eu o procurei tanto em todos os recantos possíveis de achá-lo, que acabei desistindo, e o que é pior, esquecendo.
Associei o simultâneo desaparecimento da revista "Pixel Media" a uma eventual falência da Editora Pixel.
Mas, para a minha surpresa, encontrei durante a semana um exemplar perdido na Fox da Dr. Moraes, e o devorei com sofreguidão.
Para quem gosta da obra de Neil Gaiman, este volume mostra o lado mais sombrio e bonito do autor, que nos força a reencontrar as nossas próprias memórias ao abrir a janela dos nossos sonhos. E o encontro do Senhor dos Sonhos com a sua irmã, a Morte, em "O som de suas asas" é para mim o ápice deste livro.
Lamentavelmente terei de comprar até as HQ's em lojas virtuais. Até quando teremos livrarias em nossa cidade?

6 comentários:

Anônimo disse...

Scylla: Estive no mesmo dilema quando quiz revistas sobre fuscas americanas, o jeito foi entrar em contacto com a Livraria La Selva no Aeroporto e meu caso foi resolvido, que tal vc encomendar nesta Livraria o que vc esta precisando?
Pedro do Fusca

Scylla Lage Neto disse...

Pedro, sou frequentador assíduo da La Selva - aliás, ir ao aeroporto é um dos programas favoritos da minha molecada (coisa bem paraense, né?!). Mas o Sandman eu lá nunca vi.
A propósito, aguarde para breve uma matéria sobre um certo fusca verde.
Abs.

Anônimo disse...

"Até quando teremos livrarias em nossa cidade?"

Essa é uma pergunta difícil de responder, seja por conta das transformações que a Internet está provocando no mercado editorial (agora aplique as novas regras à uma região periférica de um país em desenvolvimento, como é o nosso caso em Belém) seja porque esse tipo de "luxo" não cabe no orçamento do Bolsa Família.

Anônimo disse...

Estranho, sempre encontrei nas livrarias do shopping castanheira,a bem tinha todos naquela do subsolo. procua lá.

Scylla Lage Neto disse...

Concordo com você, Antonio. O binômio Internet/crise está matando as nossas já agonizantes livrarias.
Um abraço.

Scylla Lage Neto disse...

Anônimo, não sei se foi vudu ou "leseira", mas o volume 2 eu nunca vi no Castanheira, apesar de ser frequentador dos cinemas.
Abs.