António Lobo Antunes está em visita ao Brasil para participar da Feira Literária de Parati (FLIP). Embora apresente uma carreira literária sólida, em que se inscrevem mais de 30 romances publicados, o vencedor do prestigiado Prêmio Camões de 2007 é pouco ainda conhecido no Brasil, que tem José Saramago como o escritor português da atualidade mais lido entre nós. Creio que responde por essa razão o fato de Saramago ter se ligado ao Partido Comunista Português e haver estabelecido bem mais cedo um nexo com uma casa editora brasileira, fatos esses a parte e não necessariamente maiores que a genialidade de sua literatura, ainda que marcada por um estilo não poucas vezes árduo para o leitor médio.
Ao contrário da origem proletária do autor do Evangelho Segundo Jesus Cristo, o médico psiquiatra Lobo Antunes nasceu relacionado às burguesias portuguesa e paraense do ciclo da borracha. Já médico, como militar, chegou a participar dos conflitos coloniais que antecederam a independência de Angola, fatos que deram matéria para seu mais conhecido romance, Os Cús dos Judas (1979). Trata-se de uma reflexão sobre a tragédia da guerra que ali se desenrolava entre os estertores do modelo colonial português e o nascimento de um país, tendo como fundo o cenário mais complexo da Guerra Fria e da tentativa de formar um bloco contra-hegemônico dos países do terceiro-mundo na política internacional.
Quase toda a obra de Lobo Antunes reflete a angústia sobre o desperdício da existência, à mercê de forças históricas e sociais poderosas ou de incongruências, e comprova-o seu mais novo livro ambientado na marginalidade violenta a que estão sujeitos os jovens emigrantes das antigas colônias portuguesas (O Meu Nome é Legião. Editora Alfaguara, 2009). Um tour de force para torná-lo literatura, como assim descreve o escritor na conferência realizada em Parati nesta semana:
— Escrever é um trabalho impossível, porque você está trabalhando com coisas intraduzíveis, anteriores às palavras, e todo o problema é como transformá-las em palavras. Nas duas primeiras horas, sua polícia política ainda está funcionando. Cansado, as coisas começam a sair de regiões que nem você conhece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário