domingo, 31 de janeiro de 2010

A inesquecível era Disco - Vol.4





O leitor tem disponibilizado neste volume 4, um set incrível de hit´s dos primórdios da Era Disco.

Alguns dos melhores músicos dos Estados Unidos fizeram incursões interessantes no gênero.

A Disco notabilizou-se em reunir um ótimo naipe de baixo, bateria e guitarra, posteriormente acompanhados pelo sintetizador eletrônico, bem mais avançado do que o utilizado pelas bandas de rock progressivo, que sustentaram ao longo de quase uma década, um dos gêneros musicais mais bem sucedidos de todos os tempos sob o ponto de vista comercial.

Baixistas como Nile Rogers da banda Chic, objeto de posterior especial aqui, consagrou-se como um dos melhores instrumentistas de sua época, apesar de ser acusado pela crítica raivosa como membro de um gênero musical menor. Pura intriga da oposição.

No Brasil, observamos um fenômeno interessante ao analisar o estrondoso sucesso de uma série de 10 volumes sob os auspícios dos dj´s da primeira boate carioca de Disco: a New York City Discotheque, a qual cheguei a frenquentar em duas temporadas de férias escolares na Cidade Maravilhosa.

O primeiro da série foi lançado em 1976, flanando junto aos primeiros ventos da boa nova da Disco.

Os álbuns sucederam-se até o volume 10, lançado em 1986 Já sob forte influência do ritmo da moda então: o break.

Daí em diante, o Rio de Janeiro que, ao lado de São Paulo, ditavam e ditam, a moda nacional do momento, o Funk tomou conta dos bailes com o sucessivo fechamento das boates famosas como: Hippopottamus, Papagaio´s, Regine´s, Sótão, Maxim´s, Help, Mamão com Açúcar (as duas últimas já operando em esquema de Danceteria) e a própria New York City Discotheque.

São esses volumes que embalam esse quarto especial e posteriormente o 5° e 6 ° volumes que, na verdade, será sucedido de mais alguns, dado a quantidade espetacular de música memoráveis. São itens fora de catálogo há anos.

Espero que gostem a aproveitem para matar a saudade de uma época que não volta.

Set List
Medley New York City Discotheque Vol. 1 e 2.

Até a próxima se Deus quiser.

Nenhum comentário: