sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Vida
Conheci esta canção nos idos dos anos 80, por meio de um velho amigo que andava sempre pelo Flanar e que hoje está sumido.
A música constava de uma coletânea que ele próprio havia compilado e que gravara em uma fita cassete Basf Chromo II, de 90 minutos, com o melhor do cancioneiro popular.
Recebi uma cópia da fita de aniversário. Foi um senhor presente. No repertório, “Segue teu destino”, poema de Fernando Pessoa musicado por Sueli Costa, era interpretado por Nana Caymmi. Maravilha de se ouvir: tocante o poema, linda a música, incrível a execução.
“Segue o teu destino” é, para ser preciso na informação, uma ode de Ricardo Reis, um dos heterônimos de Pessoa.
Disse Pessoa que Reis escrevia melhor que ele próprio. Médico monarquista educado por jesuítas, Ricardo Reis tem em seus poemas a presença constante de seres espirituais, clamando politeisticamente por deuses e anjos.
Neste, como em outros poemas de Reis, há uma espécie de lição de vida, uma incitação ao viver melhor. É da felicidade simples que se trata, já que “os deuses são deuses porque não se pensam”. Ricardo Reis sugere que nunca se interrogue a vida. Afinal, “grande e nobre é sempre viver simplesmente”.
E é deste modo que encerro a semana: sem interrogar a vida ou as circunstâncias pelas quais passamos, deixando a dor nos altares como ex-voto aos deuses e querendo que tudo seja bom: a saúde, a convivência, a vida na nossa cidade. Para mim e para todos os que amo.
Bom final de semana para os que passam por aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Francisco!!!!
Quanto tempo não "te lemos" por aqui...
Que mensagem bela marca teu retorno! Espero que estejas bem!
Beijocas!
Esse é o companheiro Francisco.
A propósito mano velho. Com uma mensagem dessa monta, repleta de poesia e convite à reflexão ao viver.
Não tem como meu final de semana não ser abençoado.
Deixa a vida me levar...
Vida leva eu.
Abraços.
Postar um comentário