Los Angeles acordou num frisson muito maior do que o normal hoje, quando as indicações para o Oscar foram anunciadas por Anne Hathaway (`as 5:35 da madrugada aqui em Hollywood). A grande novidade este ano é que são 10 filmes concorrendo a melhor película (e não mais 5). A Academia decidiu dobrar o número de candidatos para tentar conseguir uma audiência maior para a cermiônia de entrega das estatuetas.
Quem mora em outros países ou mesmo em outra cidades americanas não pode imaginar a importância que os Oscars e a indústria cinematográfica tem nesta cidade. Em fins de novembro, começa a tal da "awards season": a temporada de caça aos prêmios. Obviamente não são só os Oscars: cada ramo da indústria tem seu próprio prêmio (produtores, diretores, escritores, atores, etc), sem falar nos Globos de Ouro e nos prêmios dados pelos críticos das maiores cidades.
A "awards season" é importante porque a indústria em si é extremamente importante para a economia local, e ganhar premios geralmente se traduz em ganhos de até 100% ou mais nas bilheterias. Pra uma cidade que respira cinema, e na qual uma em cada cinco pessoas está de alguma forma ligada a industria do entretenimento, pode-se imaginar o frisson que está verdadeira "corrida ao ouro" ocasiona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário