terça-feira, 20 de abril de 2010

iWork no iPad: Ops!

Para aqueles que depositam suas esperanças em utilizar o iPad com a suíte de escritório da Apple iWork, já existe um interessante review, feito pela Ars Technica. E nele, encontramos algumas coisas realmente inacreditáveis.
Por exemplo, ao passar os documentos produzidos no iPad para seu computador, a Apple disponibilizou a possibilidade de exportar/importar documentos. Mas, vejam comigo. Os documentos feitos no Pages (editor de textos) podem ser exportados no formato nativo, pdf e doc. Porém, incrivelmente, os documentos editados no Keynote (apresentações) e Numbers (planilhas), só podem ser exportados no formato nativo e pdf. Nada de ppt ou xls!!! Como explicar uma coisa destas?

3 comentários:

Anônimo disse...

Simples: no caso do Keynote (mesmo na versão para Mac) vários dos recursos bacanas e estilos utilizados pelo programa já se perdem mesmo na exportação para .ppt; quanto ao Numbers, sempre ocorrem alguns problemas na exportação entre formatos de planilhas diferentes por conta da maneira como os softwares (que qualquer desenvolvedor) tratam as fórmulas.

É por isso que existem padrões e é por isso que é bom adotá-los. O formato ODF seria uma excelente opção, infelizmente a maioria das empresas seguem ignorando esse padrão aberto e aprovado tanto pela ISO como pela ABNT.

Em ambos os casos (sobre o Numbers e Keynote no iPad) a Apple parece ter preferido ficar com o mínimo denominador comum. E de quebra ainda amarrar o usuário aos softs dela (ardil largamente utilizado pela indústria, infelizmente).

Anônimo disse...

Aqui é possível ler um ótimo review: http://migre.me/zhDr (por Ars Technica)

Carlos Barretto  disse...

Ei, Antonio!
Pirou?
O link que tu mandas é o mesmíssimo que o post se refere.
Se liga!
Rssssss