domingo, 2 de maio de 2010

Odorico Paraguassú propôs Sucupira como sede da ONU

No primeiro capítulo da minissérie "O Bem Amado", estupenda e caríssima produção da Rede Globo de Televisão, veiculada entre 1980 e 1984 em sua rede nacional na esteira do estrondoso sucesso da novela homônima exibida em 1973. O prefeito do hipotético município denominado Sucupira, lá pelas bandas do nordeste brasileiro (Bahia), ressuscita de uma catalepsia, após sua morte ao fim da novela.

Vivinho da Silva, Odorico propos, após leitura do noticiário que abordava uma declaração após reunião de líderes árabes da Opep, que a ONU deveria mudar sua sede de Nova Iorque para um país do chamado terceiro mundo, de modo a prestigiar os povos menos desenvolvidos e distantes da mira das bombas nucleares do comunistas da ex-URSS.

E assim, após calorosa discussão na Câmara de Vereadores de Sucupira, Odorico obteve autorização dos edis para voar até Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o objetivo de apresentar ao Secretário-Geral da ONU sua proposta.

A proposta a ser apresentada pelo prefeito Odorico Paraguassú, consistia em doar um terreno para que a ONU mudasse a sua sede, no Estado de Nova Iorque para o município brasileiro o qual administrava.

As cenas são muito bem filmadas e com muitas externas que devem ter custado uma fortuna.

Isso, no entanto, não era problema para a Rede Globo que, do início à metade da décado de 80, reinava absoluta na audiência e com assombrosa capacidade de captação de recursos junto aos anunciantes endinheirados.

Odorico fala num inglês que ninguém entende. Cheio de gírias ininteligíveis e expressões idiomáticas por ele criadas. Conclusão. Ao seu socorro providencial, modera uma das irmãs Cajazeiras, Dorotéia, que dominava a língua de William Shakespeare. Tudo muito engraçado. Eu, por exemplo, não me contenho e acho graça até doer a barriga.

Secundando por seu secretário particular Dirceu Borboleta (na novela de 1973, fica claro que Borboleta era filho de Odorico com uma das irmãs Cajazeiras), Paraguassu, um político corrupto e ardiloso que se utiliza de artimanhas para conseguir tudo o que deseja. Quando não consegue, manobra a situação de forma que ele sempre se saia bem.

Outra cena que quase me acabei de rir neste episódio é a protagonizada por uma das Cajazeiras. As irmãs Cajazeiras eram Dorotéia, Judicéia e a prima Zuleica, aversas, pelo menos em público, à imoralidades; porém, nos bastidores, eram amantes do prefeito.

Pois bem, a prima Zuleica entra numa daquelas cabines que ao se depositar uma moeda, é acionado um vídeo pornô com cenas, digamos, que nada lembra o ultrapassado papai-mamãe.

Zuleica sai correndo da cabine em estado de desespero, gritando a plenos pulmões ao ver as cenas picantes. Hilariante a sequencia.

Na série, após o fracasso da visita em Nova Iorque, Paraguassu decola para Washington, com o objetivo de falar com o presidente americano de então, Ronald Reagan, para reclamar da má acolhida na ONU.

A cenas que se seguem são algumas das mais engraçadas que já vi na vida.

Na viagem internacional, duramente combatida e denunciada como armação pelos opositores de Odorico Paraguassu, o vereador Lulu Gouveia e sua aposa, bem como os jornalistas Neco Pedreira e Tuca Medrado, e, o mais temível de todos, o ex-matador de aluguel que um dia pensou tê-lo morto, o famigerado Zeca Diabo, em interpretação fenomenal do imortal Lima Duarte, são algo que todos deveriam ter acesso.

Aliás, Zeca Diabo apronta todas nos Estados Unidos.

Olha. Se essa minissérie, assim como, a novela, fossem reprisadas, o sucesso seria algo monumental, acredito.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Municipio de Sucupira teria feito bonito se o Zeca Diabo tivesse obtido êxito em seu pleito!
SMJ, se tal fato tivesse ocorrido, a ONU tavez não tivesse as mesmas feições de hoje!
Conheço um pouco dos propósitos da ONU, sua sede em NY e tb (qndo criança) tive a oportunidade de conhecer o Municipio Sucupira. Isso no auge da sua prosperidade!
Certamente o Projac tem uma melhor infra para sediar tão importante Organização. Se o pleito fosse reiterado, talvez lograsse êxito!
Um abraço

Scylla Lage Neto disse...

Val, vi o trailer do novo filme O Bem Amado, estrelado por Marco Nanini, com estréia prevista para julho (se não me engano), e confesso que não me deu a menor vontade de ir vê-lo.
Acho que meu inconsciente rejeitou as novas imagens e prefere guardar imagens como as que você descreveu.
Abs.