sábado, 29 de maio de 2010

Você precisa de que?

Na Índia, há mais gente com telefone celular do que com acesso à sanitários. É o que revelou um estudo da Universidade das Nações Unidas, encarregada de apresentar estatísticas sobre as condições de infraestrutura no mundo para as ações de um dos objetivos do Milênio: reduzir à metade o número de pessoas no mundo vivendo sem condições sanitárias decentes. Segundo a pesquisa, iniciada em 2008, existem 563,73 milhões de pessoas com assinatura de telefonia celular entre o 1,2 bilhão de habitantes da Índia. Mas, somente 366 milhões da população total de indianos têm acesso a sanitários corretos.
Esta foto que fiz, em agosto de 2008, no Rajastão, norte da Índia, me veio à cabeça quando li sobre a pesquisa da ONU publicados esta semana em vários jornais da Europa. Era um resort sendo construído em pleno deserto de Thar. Os operários diziam que "claro", o hotel era voltado para receber estrangeiros. Segundo eles, os turistas ocidentais não vivem sem um banheiro por perto. Já os indianos, ao chegar a um hotel, sempre perguntam primeiro se há acesso à rede wi-fi e se há sinal de celular.

Um comentário:

Val-André Mutran  disse...

O estudo faz uma cópia exata da * Nova Dheli do norte brasileiro Edvan.

* Nova Dheli é obra e arte de meu saudoso mestre Juvêncio de Arruda, ao designar a esculhambação que Belém é submetida por políticos safados.
Um desfile de prefeitos dignos de um paredão.
Caga-se aos céus aqui. Falando-se ao celular.
-- Égua! Ninguém merece.
Cocô e falação.