quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Facebook entra na onda do Foursquare

Imagem: CNN
Há algum tempo, após anunciar por aqui a nova onda de geolocalização em redes sociais, falei do Foursquare. Um serviço iniciado com sucesso por um grupo de nerds instalados em uma sala apertada em NYC. No momento em que o citávamos, ele já era um estrondoso sucesso nos EUA, ganhando uma matéria especial da CNN.
Pois agora é o Facebook, rede social de maior alcance  na seara estadunidense, que adota a mesma funcionalidade. Vem aí o Facebook Places. Um recurso destinado aos usuários que possuem smartphones com GPS integrado, possibilitando não só o compartilhamento de sua posição geográfica, bem como acrescentando dicas de hotéis, hospitais, restaurantes e outras informações de interesse geral.
Por enquanto, disponível apenas aos usuários americanos, o lançamento do FB Places já é notícia na CNN. E promete alguns diferenciais interessantes em relação a concorrência.

5 comentários:

Luiza Montenegro Duarte disse...

Pra que diabos alguém compartilharia sua posição geográfica? A não ser que seja algum adolescente monitorado pelos pais, essa é mais uma ferramente ridícula, exibicionista e, principalmente, perigosa. Ninguém mais valoriza a privacidade, a segurança e um pouco de mistério nesse mundo?

Carlos Barretto  disse...

Compreendo suas preocupações. Principalmente em se tratando do FB, que já andou patinando em suas configurações de privacidade. E com certeza precisamos ficar atentos aos serviços que surgem por aí. Mas muito mais ao USO QUE FAZEMOS DELES.
Contudo, quanto ao serviço Places (ainda precisamos avaliá-lo quando estiver disponível), a exemplo do Foursquare, penso eu que ele precisa ser melhor entendido.
Na verdade, como usuário do Foursquare, gosto muito da idéia. E vou tentar explicar a razão.
Não se trata meramente de informar a terceiros sua exata localização geográfica. Muito além disso, trata-se de compartilhar dicas de bons restaurantes, teatros, além de opções de hospedagem, hospitais, entre outras opções de interesse público, adicionando comentários. Em outras palavras, se você gosta de um restaurante, voluntariamente informa sua localização acrescentando por exemplo, o prato que gostou naquele dia, recomendando aos demais usuários.
Esta informação fica armazenada no serviço e pode ser consultada por outras pessoas que estiverem nos arredores.
Útil quando se está viajando e gostaria de saber uma boa opção, não é verdade?
Além disso, nada é feito de forma automática ou sem o consentimento do usuário. Como disse, você voluntariamente resolve compartilhar uma boa dica, como o faria através de texto num blog, e ainda fornece o local exato.
Agora. Daí a decidir expor-se além do útil, é decisão de cada um.
E tudo na vida, tem embutido um certo potencial do ridículo. Basta que o usuário cometa!

Rssss

Abs

Carlos Barretto  disse...

Tenho um "amigo" no Foursquare, que informa todos os momentos que entra na Companhia Athlética. Estou à ponto de excluí-lo.
Mas o que acontece é que o FSQ além de tudo, é um joguinho. A cada "check in", ganha-se meros pontos, e supostos distintivos, ou "badges" para qualificá-lo.
Juro pra vc que apesar de possuir a "coroinha" do Bar da Valda, do Maga Bistrô e dos 2 hospitais em que trabalho, não trabalho árduamente para consegui-los.

Hehe

Luiza Montenegro Duarte disse...

Bem, são coisas diferentes, Carlos. Dizer eventualmente onde está é normal e as pessoas fazem isso frequentemente no Twitter (apesar de, na maioria das vezes, não interessar a ninguém).
As recomendações são interessantes, porém, convenhamos, podem ser encontradas de muitas outras formas no mundo virtual! hehe. Mas ok, é uma ferramenta, pode ser útil.
Bom, de qualquer forma, é menos invasivo do que eu imaginava. Como desconheço o programa, pensei que a pessoa seria rastreada constante e automaticamente, o que seria absolutamente sem propósito!
Mas enfim, cuidado para não virar alvo fácil de pessoas mal intencionadas, Dr. Carlos! Há uma variação imensa desse tipo de gente, entre sequestradores e ex-namoradas! hehe
Abraços!

Carlos Barretto  disse...

Quanto ao Foursquare, faço assim. Na hora da saída, SE o lugar for interessante, faço o "chek in" e vazo para local incerto e não sabido. Hehe.
Sim. Vc tem absoluta razão quanto ao tipo de informações que se compartilha na web. Todo cuidado é pouco.
Mas quanto as ex-namoradas, olha que bem que eu tenho tentado re-encontrá-las.
Rsssss
Abs