sábado, 21 de agosto de 2010

O escafandrista, sua mão e a pequena gigante



Há dois dias, uma multidão acompanha o drama do mergulhador escafandrista, de 9 metros e meio e de quase 3 toneladas, em busca de sua namorada pelas ruas de Antuérpia - a metrópole flamenga do norte da Bélgica. Isso é um espetáculo teatral de rua, com bonecos gigantes, movidos por gruas gigantescas e ainda uma equipe de dezenas de pessoas. O espetáculo, que tem o título desta postagem, é uma montagem da companhia francesa Royal de Luxe, baseada em Nantes há 30 anos. É a quarta vez que a troupe se apresenta na programação do Zomer van Antwerpen - o multifestival da maior cidade flamenga (ou segunda maior, já que os flamengos garantem e brigam dizendo que Bruxelas é Flandres).
O Royal de Luxe já se apresentou pelos quatro cantos do mundo e o diretor Jean-Luc Courcoult, sempre faz uma adaptação dos espetáculos, de acordo com as lendas locais. No caso de Antuérpia, ele acrescentou uma mão em referência à origem mítica do nome da cidade (jogar a mão ou hand werpen).
O gigante em movimento é algo impressionante. Além da grua, que mantém o boneco em pé, há ainda 30 homens que se revezam pulando, pendurados nas cordas que passam por roldanas e que fazem o gigante dar passos. Ele andou ontem e hoje, sábado, mas até agora não encontrou sua pequena gigante. Ela também se desloca por outras ruas do centro, com seus quase 900 quilos e 5 metros e meio de altura. Amanhã, domingo, encontro romântico deve acontecer na praça Sint Jan Plein.

Nenhum comentário: