quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Há algo de estranho com o iTunes 10?

Recentemente, no bojo de um kit de atualizações, a Apple renovou seu software de sincronismo de iPods/iPhones. A versão 10, de fato trouxe algumas novidades e uma mudança razoável no design, que agora aparenta estar mais organizado. Contudo, algo de estranho está acontecendo na relação iPhone/iTunes em meu Mac. Especificamente no comportamento do mapa de capacidade de meu iPhone. Já com a relação iPod/iTunes, tal fato não acontece.
Por alguma razão estranha, após o sincronismo que faço várias vezes ao longo do dia, o mapa se apresenta corretamente, como na figura abaixo:


Contudo, após o sincronismo, a princípio para meu terror absoluto, eis o que aparece no mapa.

 

Um surpreendente desaparecimento de uma enorme fatia de meus arquivos, especificamente vídeos e áudio!!!
Como disse, na primeira vez que este fenômeno persistente ocorreu, passou-me um lampejo de desespero  comoção. Pronto! Fudeu! Perdi todos os meus melhores arquivos, configurados para irem pro iPhone com a criação de uma playlist específica. Porém, passado o pânico inicial, lembrei-me que a possibilidade de tal catástrofe encontra-se devidamente remediada, com o backup automático feito pela Time Capsule de 1 terabyte, e, pelo simples fato de ter a totalidade de meus arquivos de entretenimento armazenados no iPod Classic de 160 gbytes. Com efeito, existem ao final, dois ou mais backups, uma vez que além disso, ainda copio toda a pasta iTunes Media para um HD externo.
Cliquei então uma vez mais no botão SINCRONIZAR do iTunes, e, pasmem, tudo voltou ao normal.
Desde então, tal fenômeno virou quase uma rotina. Ora está de um jeito, ora de outro. Basta que eu faça um novo sincronismo e tudo volta ao normal.
Mas o mais misterioso mesmo, é que após o fenômeno acontecer, chequei a integridade dos arquivos direto no iPhone, e eles estavam todos lá. Intocados.
Alguém pode dizer qual o mistério que há por trás desta piadinha de mau gosto?

Nenhum comentário: