terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dicas de memória



Guarde esses números: mais de 5 milhões de norte-americanos sofrem do Mal de Alzheimer e a projeção para o ano 2050 supera os 15 milhões de enfermos.
O que fazer então, na prática, para manter os neurônios bem "lubrificados" durante os anos de declínio dos nossos cérebros?
As pessoas idosas em melhor forma cerebral parecem mais ativas e bem humoradas, e, apesar das evidências científicas serem mínimas, algumas dicas podem ser úteis.

1- Novas pesquisas endossam o que já se fala há décadas: o stress e a ansiedade são definitivamente nocivos para o cérebro, inclusive para o seu envelhecimento. Há um relato recente que relaciona diretamente o Transtorno Cognitivo Leve (forma precursora da Doença de Alzheimer) com o stress crônico. Portanto, declare guerra ao stress.

2- Jogos para o cérebro (quebra-cabeças, palavras-cruzadas, caça-palavras e outros) divertem e melhoram o nosso humor. Para quem não gosta dessas atividades, ler e/ou brincar com números (Sudoku) pode ser uma excelente alternativa.

3- Descanse. O sono insuficiente, antes ou depois do aprendizado, dificulta ou mesmo impede a absorção definitiva das informações em nossas memórias. Há trabalhos que relacionam melhora de até 30% na memorização após uma simples e boa noite de sono.

4- O coração e o sistema circulatório, inclusive cerebral, se beneficiam com dieta saudável, exercícios regulares e talvez com o consumo de álcool em doses baixas. Há evidências de que o consumo de uma dose diária de bebida alcoólica (uma taça de vinho, um copo de cerveja ou uma dose de um destilado) retarda a evolução das demências já instaladas.

5- Trapaceie o seu cérebro: faça listas, amarre um fio no dedo, repita em voz alta o que quer gravar ou mesmo peça ajuda a outras pessoas. Apenas não se entregue!

Resumindo, aqueles que conseguirem chegar à senilidade bem-humorados, ativos e com uma só taça de vinho na mão, poderão flanar em alto estilo por muito tempo.

2 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Scylla, quais os sintomas desse tal "Transtorno Cognitivo Leve"?

Scylla Lage Neto disse...

Francisco, é um conjunto de sintomas frequentemente observados em pessoas acima de 65 anos, tais como esquecimento, déficit de atenção e concentração, melancolia e irritabilidade, cuja gênese parece ter algo em comum com a moléstia de Alzheimer.
Apenas 5 a 10 % dos portadores evoluem para a demência e é importante diferenciar essa situação do esquecimento puro e simples do idoso.
Existe dúvida sobre a necessidade ou não de usar medicação específica
para essa situação, o que acaba sendo feito na prática.
Abraços.