segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ativação neuronal


Imagem: AFP

Poucas substâncias atingem tão positivamente a atenção, a concentração e a memória imediata quanto a cafeína, a nicotina e o álcool (este, em baixas doses).
Lamentavelmente, e por motivos óbvios, os três não podem ser prescritos nem mesmo recomendados em consultório médico.
Na prática, no entanto, o que a moçada acaba fazendo na balada é justamente misturando energéticos com cafeína (Red Bull e similares) a bebidas tipo ice (e muitas outras) e cigarro ("legal" ou “ilegal”).
O efeito de potencialização pode ser bombástico e depende de organismo para organismo. Com cafeína e álcool juntos o comportamento do usuário tende ao perfil “valentão” ou “imortal”, o que acaba gerando muitas situações de risco de incidentes ou mesmo de acidentes, inclusive de trânsito. O álcool seda e a cafeína acelera, diminuindo perigosamente a sensação do real estado de hiporreflexia do usuário.
No Brasil não temos, que eu saiba, energéticos misturados com álcool e hoje a BBC noticiou que bebidas deste tipo foram retiradas dos pontos de venda e terminantemente proibidas nos Estados Unidos.
A mais famosa delas, a Four Loko, era vendida desde 2008 com estrondoso sucesso.
Apesar de concordar com a medida restritiva, me pergunto se algumas clássicas misturas, como a Cuba Libre (rum com Coca-Cola) ou mesmo o secular Irish Coffee (café com uísque, creme de leite e açúcar) não poderão, em breve, ser consumidos apenas em casa e talvez até de maneira escondida.
Nesse caso poderão ficar muito mais gostosos...

Nenhum comentário: