quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Foo Fighters: um termo para designar OVNI



O ditado anônimo que diz que “Deus escreve certo por linhas tortas”, é muito apropriado para definir como eu compreendo o sucesso estrelar dessa banda, inicialmente formada por uma só persona.

O mundo mais ou menos nessa época, em meados dos anos 90. Foi invadido pelo som raivoso de bandas que surgiram em garagens nos subúrbios de Seatle (EUA). Era o grunge, apropriando-se, inicialmente das FM’s universitárias americanas e rapidamente alastrando-se como praga para o resto das demais ondas invisíveis do rádio do mainstream.













Eu produzindo o special

Um som encorpado, sujo, claustofóbico. Com letras rasgando como uma adaga afiada, temas pesadíssimos como o suicídio na pré-adolescência, o bullying praticado sem dó nem piedade e abertamente nas escolas americanas e, na maior parte do conjunto, detonando o way american of life.

O quase radicalismo sonoro, contemporizava com esportes radicais um hiato deixado desde os tempos dos Beach Boys, de modo que os antigos surfistas da praias ensolaradas do Hawai e outras paradisíacas espalhadas pelo mundo e seus luaus, foram sucedidos pela dura realidade cosmopolita de jovens massacrados pela competição, pela pressão por ser alguem na vida...

Skatistas e praticantes de outros esportes radicais, não demoraram e logo coloriram a selva de pedra com bermudas três números maior que o manequim do usuário, sustentadas por cintos militares e coturnos do exército. Camisas de flanela, tênis sujos e cabelos compridos. Constituindo uma verdadeira rebelião pós-anos 60. Uma nova tribo.
Penso que todos acompanharam o enorme sucesso de bandas como Nirvana, Stone Temple Pilots, Soundgarden, Pear Jam, apenas para citar algumas, vão entender o que estou pontuando.

Pois bem. Mas, por falar em suicídio, foi justamente esse gesto tresloucado do líder do Nirvana, Curt Corbain, morto em consequência de uma overdose de heroína, em 1994, que levou o baterista da banda, Dave Grohl, no ano seguinte, a "desencafufar" da escrivaninha, várias e belas músicas que havia composto anteriormente.
















Três Grammys depois e prestes a lançar o seu mais novo álbum, com o nome provisório de – Frontline Noise –, o 7º da banda, revelou à todos o fenômeno aéreo que é sinônimo de ocorrência de OVNI's: o Foo Fighters, que é quem faz a festa deste especial em três volumes, especialmente para vocês.

Divirtam-se.

Set List

1 Foo Fighters - "This Is a Call"
2 Foo Fighters - "I'll Stick Around"
3 Foo Fighters - "Big Me"
4 Foo Fighters - "Alone + Easy Target"
5 Foo Fighters - "Good Grief"
6 Foo Fighters - "Floaty"
7 Foo Fighters - "Weenie Beenie"
8 Foo Fighters - "Oh, George"
9 Foo Fighters - "For All the Cows"
10 Foo Fighters - "X-Static"
11 Foo Fighters - "Wattershed"
12 Foo Fighters - "Exhausted"
13 Foo Fighters - "Doll"
14 Foo Fighters - "Monkey Wrench"
15 Foo Fighters - "Hey, Johnny Park!"
16 Foo Fighters - "My Poor Brain"
17 Foo Fighters - "Wind Up"
18 Foo Fighters - "Up in Arms"
19 Foo Fighters - "My Hero"
20 Foo Fighters - "See You"
21 Foo Fighters - "Enough Space"
22 Foo Fighters - "February Stars"
23 Foo Fighters - "Everlong"
24 Foo Fighters - "Walking After You"
25 Foo Fighters - "New Way Home"
26 Foo Fighters - "Stacked Actors"
27 Foo Fighters - "Breakout"
28 Foo Fighters - "Learn to Fly"
29 Foo Fighters - "Gimme Stitches"
30 Foo Fighters - "Generator"
31 Foo Fighters - "Aurora"
32 Foo Fighters - "Live-In Skin"
33 Foo Fighters - "Next Year"
34 Foo Fighters - "Headwires"
35 Foo Fighters - "Ain't It the Life"

6 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Watch out for a UFO sighting out in your town this weekend!

Val-André Mutran  disse...

Maybe they do not want a ride in the wagon to hear Foo Fighters, Scylla?

Anônimo disse...

Até onde sei Kurt Cobain, do Nirvana se suicidou com um tiro de espingarda e não por overdose de heroina...

Val-André Mutran  disse...

É sim anônimo. Valeu.
Mas, a polícia descobriu que ele tinha injetado uma dose cavalar de heroína nas veias.
A nóia foi braba.

Val-André Mutran  disse...

Leia anônimo das 9:52 AM.
Em 8 de abril de 1994, o corpo de Cobain foi descoberto em sua casa em Lake Washington por um eletricista que tinha chegado para instalar um sistema de segurança. Apesar de uma pequena quantidade de sangue que saia da orelha de Cobain, o eletricista relatou não ter visto qualquer sinal visível de trauma e, inicialmente, acreditava que Cobain estava dormindo até que viu a arma apontanda para o queixo. Uma nota de suicídio foi encontrada, dirigida ao amigo imaginário de infância de Cobain, chamado "Boddah", que dizia em parte, "Eu não tenho sentido a excitação de ouvir, bem como criar música, junto com realmente escrito...por muitos anos agora". Uma alta concentração de heroína e vestígios de Valium também foram encontrados em seu corpo. O corpo de Cobain tinha ficado deitado lá por dias, o relatório do legista estimou que Cobain tinha falecido em 5 de abril de 1994.[50].
Assunto encerrado e obrigado pela correção.

Anônimo disse...

Nada, a história do rock é que agradece. O uso industrial de heroína era notório. Ótimo post, by the way...