domingo, 19 de dezembro de 2010

O Rei Inverno



Já são mais de 4 mil passageiros bloqueados no aeroporto de Bruxelas, sem poder viajar por conta da nevasca. O tráfego nas estradas em quase toda a Europa está um perigo. Mas, decididamente, sou apaixonado pelo rei inverno, como os belgas costumam chamar esse velho senhor que cada ano nos surpreende. E olha que, oficialmente, ele só começa na terça-feira, dia 21. Desta vez, Sua Majestade veio quebrando recordes: já são 17 dias de neve, um a mais que o pré- inverno de 1945. Neste domingão, saí de casa para fazer algumas fotos pelo bairro. Como a da ponte do Begijnhof, o antigo mosteiro medieval da imagem acima. Brugge, que já é um cenário, ganha ares de conto dos irmãos Grimm. Tudo tão lindo que até não me desanimo quando, penso que, às 6h15 da matina, de segunda à sexta, desenterro minha fiel bicicleta da neve e, como a vizinha da foto abaixo, vou "beirando" o parque ao lado de casa, até a estação de trem para ir ao trabalho...Como aqui a prefeitura funciona, antes dos trabalhadores pedalarem ou dirigirem seus carros, o caminhão que joga sal grosso já passou pela ciclovia, pelas ruas e estradas para garantir a circulação segura dos que cedo madrugam.

















6 comentários:

caio disse...

Não sei do que sinto mais inveja. Do clima, do cenário, ou da prefeitura! Aiai...

Boas festas! :)

Scylla Lage Neto disse...

Edvan, a minha metade "turista" adora o rigor do inverno, desde que os transportes sejam preservados, é lógico.
Mas a minha metade "ex-morador" da Europa Central ainda conserva memórias não muito agradáveis de 2 invernos rigorosos.
Ying/Yang.
Abs.

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Oi Caio, eu escolheria da Prefeitura, pois quanto ao clima a gente não pode fazer nada, já na escolha dos dirigentes...Boas Festas pra vc e fam+ilia.
Scylla, entendo o que vc diz, até porque eu só espero poder voar no próximo final de semana para poder curtir nosso pequeno recesso de final de ano.
Abs natalinos.

Val-André Mutran  disse...

Não há qualquer chance, Edvan, de não ser uma paisagem de conto dos irmãos Grimm.

Nós, tropicantes juramentados, ficamos aqui com a mó vontade! Rsss.

Cenário inspirador, porém, pra mim, aterrador.

Como se faz churrasco num lugar desses sem morrer intoxicado pela fumaça?

Anônimo disse...

Edvan, tenho uma filha que mora em Leuze e ela foi para a Belgica para estudar (mestrado) na Universidade Catolica de Louvain la Neuve, ela ja mora ai a mais de 13 anos. Veja como o mundo é pequeno. Ontem ela me mostrou como esta de neve o quintal de sua casa, que contraste com o calorzão de Belém!

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Val André, churrasco suspenso até o verão. O barato é comer fondue com um boa cerveja belga ou um bom vinho. Este ano, a moda são os vinhos chilenos.
Anônimo(a) das 5:29, a UCL foi a universidade onde fiz mestrado há 2anos. Mundo pequeno mesmo.
Boas Festas.