sexta-feira, 29 de abril de 2011

Finalmente, lançado o iPhone branco. Mas...



A Apple finalmente anunciou ontem oficialmente, o lançamento do iPhone 4 branco. Apesar de ter prometido lançá-lo nesta cor, no dia do lançamento oficial do iPhone 4, a empresa alegou ter tido enormes dificuldades em sua produção. Muito embora ele não tenha nenhuma diferença de hardware comparado ao modelo preto, a  Apple informou que teve que adicionar algum tipo de proteção contra radiação ultravioleta. (?????)
Além disso, um pequeno detalhe ainda inexplicado, que pode trazer problemas de compatibilidade com capas protetoras vendidas por terceiros. O iPhone branco é visivelmente mais grosso que o preto. Coisa de milímetros, mas totalmente perceptível.

9 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Charlie, a imagem do iPhone branco aciona em minha mente a memória dos iPiratex que invadiram São Paulo há cerca de 2 anos: quase todos brancos.
Abs.

ASF disse...

Sobre a tal diferença de espessura entre iPhone branco e preto? Coisa inexplicável? Não creio.

Leia a matéria do blog do iPhone: http://blogdoiphone.com/2011/04/matando-um-rumor-pela-raiz-nao-versao-branca-do-iphone-4-nao-e-mais-grossa-que-a-preta/

Eu concordo completamente com a opinão deles.

Duvida? Veja apenas o caso mais recente, do "locationgate", onde dois pesquisadores vieram à público comunicar que "descobriram que Apple andava rastreando usuário sem autorização".

À mim pareceu muito suspeito eles aparecerem em um vídeo produzido com qualidade profissional, incluindo iluminação, cenário e roteiro pré-definido, apenas para fazer o "tal relato ao mundo".

E tem mais a coincidência das coincidências: imediatamente após o anúncio de resultados de um trimestre fiscal excepcional da Apple.

O balanço final do "locationgarte" é o seguinte:

Ficou claro que as informações criptografadas presentes no iPhone e no backup dele na máquina do usuário, criptografados também à escolha do usuário, contém somente a localização de torres de celular e hotspots WiFi presentes nas regiões por onde o usuário esteve (algumas nem tão próximas assim). E que não há registro algum da localização do usuário. Isso é nítido se você examinar as informações dos registros do banco de dados em questão. Na primeira olhada que dei nesses registros imediatamente me veio a cabeça que aquilo não passava de uma implementação de cache (um arquivo contendo informações de consulta para acelerar a realização de operações dos softwares no aparelho).

E tem mais, ao contrário do que afirmaram os pesquisadores que descobriram a tal "travessura" da Apple (na a visão deles), o iPhone ENVIA SIM informações sobre geolocalização para a Apple e isso não é nenhuma novidade porque ainda no ano passado foi anunciado pela própria companhia que o iPhone reúne e envia de forma anônima e criptografada informações para a construção de um banco de dados de informações mais preciso de geolocalização.

No Q&A agora a Apple vai além e revela que estas informações também estão servindo para a construção de novos serviços de posicionamento e auxílio à direção que a serão fornecidos aos usuários. Essa revelação de certa maneira forçada expõe um segredo da companhia que certamente beneficiará a concorrência.

Colocando tudo isso em perspectiva começa a parecer que hoje existe uma indústria de boatos alimentada por outros interesses além da mera e ingênua curiosidade dos fãs. Começa a parecer que tem gente operando de forma séria para manipular a negociação das ações da Apple. Suspeito inclusive que seria o caso do pessoal na Apple na SEC começarem a prestar um pouco mais de atenção nisso.

ASF disse...

A proteção contra radiação UV provavelmente destina-se a evitar a mudança na coloração do aparelho, que é branco.

Carlos Barretto  disse...

Vc tem razão. O post do blog do iPhone, de fato parece por abaixo a questão da espessura. Mas como o blog Macmagazine conseguiu uma imagem, onde eles aparecem perceptivelmente diferentes, hein?
Que coisa!

ASF disse...

Um é branco, o outro preto... com a lente certa, no angulo certo... ou com um simples Photoshop, tudo é possível.

Eu acredito mais em um paquímetro.

Val-André Mutran  disse...

São da mesmíssima espessura. Amigos e parentes meus compraram o aparelho. Não há nenhuma diferença, exceto a linda cor.
Isso é viagem de ácido de doidão.

Carlos e ASF, a verba que patrocina qualquer notícia negativa contra a Apple parte de onde?

ASF disse...

Val-André, dos inimigos de costume.

E há pelo menos dois grandões nessa lista se é que você me entende.

Mas acho que a malinagem também vem pelas mãos de gente insuspeita, que ganha com a especulação no mercado de ações.

Carlos Barretto  disse...

Uma barrigada enorme!
Meu Deus!

ASF disse...

Como eu venho dizendo já faz um tempo (aqui e no @antoniofonseca), tem gente ganhando rios de dinheiro com manipulação das ações da Apple.

Dito e feito, na semana passada Philip Elmer-DeWitt, da Fortune, chegou a identificar um padrão claro de manipulação da AAPL na bolsa, todas as sexta-feitas. Hoje os meninos da MacMagazine fizeram um post sobre o assunto, aqui: http://macmagazine.com.br/2011/05/15/mais-uma-sexta-feira-passou-e-novamente-a-aapl-parece-ter-sido-manipulada/

A NASDAQ faz duas semanas re-avaliou o peso das ações da Apple no pregão.

Quer saber? Isso ainda vai dar muito pano pra manga.