Na última década, os carros ditos híbridos, aqueles com motor de combustão interna e motor elétrico simultaneamente, têm sido muito valorizados. A palavra de ordem é meio ambiente.
Vários modelos estão à venda no mercado americano e na Europa, como o Toyota Prius e o Honda Insight, e até no Brasil temos a opção de comprar o mexicano Ford Fusion Hybrid. Nos EUA a venda de carros híbridos já corresponde a 3% do mercado.
Mas a idéia de ter um carrão veloz com consumo de carro pequeno é bem mais antiga.
Há exatos 111 anos, em 1900, foi lançado o Porsche Semper Vivus, modelo com a genial idéia, ainda não copiada, de posicionar os motores elétricos junto às rodas.
Uma réplica exata e plenamente funcional do carro, feita pela própria Porsche e exposta no último Salão de Genebra, estará em exibição no museu da marca, em Stuttgat até 13 de junho. E com a possibilidade de test-drive para os visitantes.
Velocidade limpa e emoção pura, eis o binômio a ser atingido pelos sucessores do Semper Vivus.
Que venham.
Um comentário:
Até já existem protótipos de híbridos plug-in que usam esse sistema (hub-motors), tanto entre os híbridos em série (com tração elétrica pura e o motor a combustão acionando apenas um gerador on-board) representados pelo Audi A1 e-tron e alguns protótipos baseados no Volvo C30, quanto entre os híbridos em paralelo (nos quais o motor a combustão além de recarregar as baterias tracionárias movimenta o veículo, auxiliado pelo sistema de tração elétrica) como no caso de umas vans da Opel. A propósito: eu não me entusiasmo tanto pelos híbridos quanto pelos motores a biodiesel, mas vejo nos hub-motors o melhor sistema de tração elétrica por eliminar as perdas por fricção presentes num câmbio convencional - e no caso de modelos como o Ford Fusion Hybrid e o cultuado Toyota Prius, caso fossem incorporados hub-motors no eixo traseiro, melhoraria a estabilidade em curva e em situações de baixa aderência como dias de chuva forte.
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