terça-feira, 25 de outubro de 2011

Duplo traumatismo


O acidente de Simoncelli

O que vimos no domingo passado, no GP da Malásia de MotoGP (a "Fórmula 1" das motocicletas), em termos de atendimento médico a um acidentado, é absolutamente inaceitável, e tem sido criticado com muita severidade pela imprensa mundial.
Após o lamentável acidente que vitimou o piloto italiano Marco Simoncelli logo na segunda volta, houve uma incrível demora na chegada da equipe médica, tendo o piloto permanecido estirado na pista por alguns minutos.
Aparentemente não foi feita sequer a instalação de colar cervical ou quaisquer procedimentos para a proteção da coluna vertebral, e nem manobras de apoio ventilatório.
E, pasmem, o piloto ainda caiu da maca, conforme mostra o vídeo abaixo.
As manobras de reanimação só foram feitas (sem sucesso) no Centro Médico do Autódromo de Sepang, onde o piloto foi declarado morto.
É tudo muito triste, e nos faz meditar um pouco sobre quantas pessoas devem morrer diariamente, mundo afora, por atendimento inadequado a acidentes de trânsito.


A queda da maca

2 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Nem com o seu largo conhecimento este piloto escaparia da morte. Somente um milagre da Santinha para que escapasse deste fim tragico. Que pena! Porque tantos erros e dizem que são treinadissimos para socorrer os acidentados. Certamente o pessoal do Samu do "oftalmologista" Duciomar não cometeriam tantos erros seguidos. E ainda falamos dos atendimentos médicos da terrinha.

Scylla Lage Neto disse...

É, Pedro, o nosso SAMU com certeza teria colocado um colar cervical e a tábua para a coluna, além de ter entubado e ventilado a vítima.
Mas concordo que só a de Nazaré poderia salvar o piloto.
Abs.