quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Steve Jobs assumiu que copiou idéias da Xerox

And I am also one of these people, that... I don't really care of being right.


Com estas palavras, devidamente documentadas, Steve Jobs assume que de fato copiou duas idéias então fundamentais, quando visitou os famosos laboratórios PARC da Xerox: o mouse e a interface gráfica.  Contudo, quem leu a sua biografia autorizada (bem como algumas não autorizadas) já sabe que este processo foi consentido. Na verdade, a Xerox tinha nas mãos uma ótima idéia. Mas não conseguia (ou não tinha interesse) implementá-la no mercado. 
Jobs levou toda uma equipe para lá, com pleno consentimento dos executivos da Xerox.
Possivelmente, a Xerox, com foco em outro lucrativo mercado da época, não tinha a menor idéia do que tinha em seu poder. E muito provavelmente, subestimou o que aquele jovem zen, mal vestido e barbudo, seria capaz de fazer.

3 comentários:

ASF disse...

"Bons artistas copiam, grandes artistas roubam" (Pablo Picasso)

Não fosse pelo espírito bucaneiro, pelo ímpeto visionário do nosso genial e saudoso Steve, hoje habitaríamos um mundo completamente diferente e para pior.

Todo e qualquer computador pessoal que qualquer um de nós está usando nos dias de hoje, simplesmente é um descendente direto do Macintosh.

Carlos Barretto  disse...

Interessante entender como a contracultura da época, influenciou firmemente a atitude que Jobs teria, na época mais decisiva para a Apple e para o mundo.

A mesma cultura que um dia preconizou que a tecnologia estaria "a serviço do mal", na mesma ensolarada Califórnia, mudaria radicalmente de idéia e apoiaria os computadores como ferramentas de "mudança do mundo".

ASF disse...

Touché!