terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A banalidade e a delícia das rádios web

As chamadas rádios online não são nenhuma novidade.  Desde a primeira versão da web, elas foram surgindo e se multiplicando. É daquela época, o link que descobri nos favoritos de meu navegador. Um autêntico achado de "arqueologia digital". Refiro-me ao radios.com.br. Através dele, (que ainda mantém o velho e horroroso design daqueles tempos), localizava facilmente alguma programação inusitada em alguma parte do mundo.  Bizarro, não?

De lá para cá, ao menos nos grandes centros, tudo mudou. A tecnologia utilizada para streaming se aperfeiçoou, nossos computadores ficaram mais poderosos e, principalmente, a velocidade de nossas conexões aumentaram substancialmente. Comparar a experiência com os velhos modems para conexão discada com um singelo modem 3 G da atualidade, é um disparate. Acreditem. Mesmo com a conhecida precariedade de algumas conexões 3G de nossos tempos, os modems discados eram absurdamente lentos.

O fato é que essas melhorias, transformaram o streaming de áudio (sem nenhum exagero) em uma desconcertante banalidade. Se compararmos as exigências de banda para vídeos, o cenário favorável ao áudio é ainda mais notável.

Sendo assim, hoje é perfeitamente plausível (e até recomendável) deixar uma rádio web tocando em uma aba do seu navegador em segundo plano, enquanto continua a fazer o que bem entender nas demais. O streaming de áudio jamais irá comprometer sua experiência regular de navegação na web por consumo de banda. Na época das conexões discadas, isso era impensável. Ou ouvíamos as rádios, ou navegávamos na rede. 

Tenho certeza que neste exato momento, já existem milhares de rádios online transmitindo em streaming por aí. Muitas, são rádios do mundo real, transmitindo sua programação em paralelo pela web. Outras, são exclusivas do mundo virtual. 

A Last FM, por exemplo, foi pioneira e certamente já deve ser muito conhecida dos leitores. Auto denominada de maior catálogo musical do mundo (de acordo com o Google), ela tem grande variedade de gêneros musicais à disposição do ouvinte e está totalmente traduzida para a língua pátria. Contudo, ela vai lhe exigir uma conta pessoal (um formulário para preencher, um login, uma senha e blá, blá, blá). Além disso, depois de ouvir 50 músicas, finda-se a versão de avaliação gratuita e a rádio vai lhe cobrar 3 reais de mensalidade. É uma quantia modestíssima se levarmos em conta o tamanho do catálogo disponível e a plena possibilidade de fazer sua própria programação (ou playlist). E por esta razão, a Last FM é um serviço diferenciado.

Mas é sempre bom saber que você tem opções. E ótimas opções inteiramente gratuitas. De repente, até com a comodidade de deixar a programação à cargo de alguns notáveis de bom gosto musical. Afinal, mesmo gratuitas, se pecarem na qualidade de sua programação, rapidamente poderão ser punidas e até extintas pela falta de ouvintes.

Neste último cenário de gratuidade com qualidade, é claro que os leitores devem ter suas próprias sugestões. Vou citar então, apenas duas opções de minha preferência pessoal. Quem quiser acrescentar as suas, é só usar a caixinha de comentários.

Cultura FM - Portal Cultura - É minha preferida no grupo das rádios do mundo real com streaming paralelo na web. E a razão, não poderia ser mais simples. Como sempre gostei da programação da rádio real, tê-la ao alcance de meu navegador é um privilégio irresistível. Lembro que pelo portal, também é possível assistir a programação da TV Cultura. 

PopJazzradio - No grupo das rádios exclusivamente virtuais, hospedada na alemanha, a PopJazzRadio é minha favorita absoluta. Com um webdesign inteiramente fiel ao conceito do "menos é mais", a rádio carrega rápido. Em seguida, você ganha duas opções de ouvi-la.  Se der um clique no ícone de play do botão superior, a música é executada no próprio navegador quase que imediatamente. De outro modo, se optar pelo botão inferior, a programação será executada no seu player digital padrão (iTunes, Windows Media Player, entre outros). A programação sofisticada é dedicada ao Pop/Jazz. Em geral, você vai ouvir músicas predominantemente lentas, canções executadas por Jazz Singers notáveis como Diana Krall, Jane Monheit, Madeleine Peyroux, Ernestine Anderson, Ella Fitzgerald, etc. E sempre há algo para surpreender o ouvinte. 

Maravilhosa banalidade, não?

3 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Barreto,
ótimas informações, e texto também. Viajei no seu "dial". Abs.

Carlos Barretto  disse...

Égua!
Ganhar um elogio destes da Profa. Marise, não é para qualquer um, olha (todo gabola).
Me abracem!
Rssss

Marise Rocha Morbach disse...

Rsrsrsrsrs, sem tolices!