

Ele trocou The Beatles pelo amor à pintura e à uma garota alemã inteligente, talentosa e linda. Quem não conhece Stuart Sutcliffe tem agora a oportunidade com o livro de história em quadrinhos Baby's in Black - The story of Astrid Kirchherr and Stuart Sutcliffe, de Arne Bellstorf. Stuart tocava baixo antes de Paul McCartney, que em 1960, era guitarrista, quando o então quinteto - completado por John Lennon, George Harison e Pete Best - passou uma temporada tocando num obscuro porão em Hamburgo, na Alemanha.
Foi nesse lugar que os Beatles conheceram o artista plástico Klaus Voormann e, através dele, Astrid Kirchherr, fotógrafa, que era então namorada de Claus. Ela acabou fazendo a primeira sessão profissional de fotos dos Beatles (foto abaixo). Astrid e Stuart se apaixonaram e ele, que tocava na banda a pedido do amigo Lennon, resolveu ficar na Alemanha. Stuart não se considerava músico. Queria mesmo era ser artistas plástico e ficar perto de Astrid. O sonho dele se interrompeu com um aneurisma que o matou em 1962. A alemã, muito mais antenada que os ingleses, continuou em contado com os Beatles, fotografou o grupo na formação definitiva (sem Pete e com Ringo Star) durante as filmagens de A hard day's night, em 1964. Ela também foi a responsável pelo estilo de cabelos com aquela franjinha que o Stuart e depois todo o grupo adotaram.
No livro em HQ, o clima é avant-garde anos 60. E a edição flamengo-holandesa é um primor. Diria, item para colecionadores.
(da esquerda para a direita: Pete, George, John, Paul e Stuart; Fotos de Astrid Kirrcherr, Hamburgo 1960)
Nenhum comentário:
Postar um comentário