sexta-feira, 29 de junho de 2012

IFPA

----------------------

O Direito produziu ao longo de séculos alguns princípios importantes. Um deles é o de que ninguém precisa produzir provas contra si mesmo. O que eu concordo plenamente. Mas na posição de cidadã e de eleitora, fico cada vez mais indignada com os fatos envolvendo os participantes da esfera pública. O PT já foi colocado em seu devido lugar, e há um certo tempo. O PSDB também. O PMDB, nem se fala. Mas a cara de todos os envolvidos em escândalos de corrupção não treme. Lula não ficou satisfeito apenas com a aliança com Maluf. Não, precisou bater no peito do velho inimigo Maluf. O DEM é o partido mais encrencado da política brasileira. Naquele escândalo envolvendo o  Arruda,  então governador do DF, quase todas as legendas tiveram representação: seja em meias, seja em cuecas. Foi uma verdadeira pornografia política. Agora temos o nome de Edilza Fontes ligado ao escândalo do  IFPA. E ela não veio a público dar qualquer satisfação. Ao contrário, continua postando em seu blog como se nada estivesse acontecendo. O mais interessante é que durante o governo de Ana Júlia Carepa o blog da professora Edilza foi um palanque da moralidade e dos bons modos políticos. Não esquecendo que a professora foi candidata a deputada estadual pelo PT. Deve satisfações a sociedade? Na minha opinião: Deve sim! E por quê? Em primeiro  porque seu nome aparece nos autos do processo como beneficiária de dinheiro; em segundo lugar, se tem pretensões de concorrer ao mandato de vereadora(?) precisa tornar mais transparente sua posição diante dos fatos. Terceiro, não é o fato dela ser irmã do Reitor o que arrolou seu nome ao processo: mas as evidências que levaram o MPF a investigar os fatos.E ela tem se posicionado como uma pessoa pública, produzindo e difundindo opiniões sobre os fatos da política. É claro que ela não responderá como o irmão; isso me parece óbvio. E que eu saiba, a professora Edilza é concursada pela UFPA; e o IFPA é um instituto tecnológico.  O que não me parece óbvio é a moeda ter somente  uma face; e que as atitudes não reflitam os procedimentos éticos necessários em um fato dessa magnitude. Alex Fiúza de Melo, ex-reitor da UFPA, e atual Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, foi duramente atacado pelo jornal O Liberal no domingo passado. Não pôde se defender naquele veículo. Mas foi ao Diário do Pará esclarecer os fatos. Essa é a postura republicana de quem está no poder, ou de quem quer estar em algum momento. Essa a minha posição. Sei que Edilza Fontes não precisa produzir provas contra si mesma. Mas, para mim, está agindo de forma  pouco republicana diante dos fatos.


--------------------------------------- 

4 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Marise, os implicados não falarão nada esperando que tudo caia no esquecimento pois somos um pais sem mémoria. Brevemente todos estes assumirão seus cargos e faz de conta que não houve nada. Para completar acharão graça da nossa cara de palhaço ao gastar toda esta grana desviada.

Marise Rocha Morbach disse...

Pedro, me lembrei do Drummond: "Itabira é apenas um retrato na parede: mas como dói." Nós e as nossas dolorosas lembranças, e as nossas não menos dolorosas, expectativas... Abração Pedro.

Pedro do Fusca disse...

Marise, o crime compensa no Brasil e principalmente no Pará, veja o caso do falso médico Duciomar, que engana a todos nós e nada pega inclusive na justiça com ele. As unicas pessoas que tive conhecimento que devolveram o dinheiro roubado foi a ex funcionária do INSS Jorgina, o Luiz Esteves e o Juiz Lalau. Os demais roubam porque sabem da impunidade que grassa em nossa terra. Os demais gastam o que roubaram na maior cara dura, inclusive frequentando as grandes colunas sociais.

Marise Rocha Morbach disse...

Pedro, com todo respeito: o Duciomar é a paixão dos desvalidos! Ele deve ser um ícone prá grande maioria deles.