domingo, 3 de junho de 2012

Um inesperado review do Newton MessagePad

Steve Jobs era genial. Às vezes, chego mesmo a duvidar se ele de fato algum dia foi deste planeta. Com projetos brilhantes, elegantes e inovadores sempre assumiu um certo risco por estar frequentemente muito à frente de sua época. Com efeito, tão à frente, que algumas vezes experimentou alguns fracassos.

Foi o caso do produto na imagem ao lado. Trata-se do Newton MessagePad. Apresentado ao mundo em 1993 pela Apple, deu início a era dos Personal Digital Assistants (PDAs), mais tarde batizados popularmente de Palmtops. Foi a primeira tela monocromática sensível ao toque de uma canetinha especial, conhecida como stylus pen.

Foi a primeira visão de Jobs na direção da frenética era pós-PC que vivemos hoje, com produtos de telas de cores vivas, altíssima definição, sensíveis ao toque dos dedos e altíssima capacidade de processamento.

Mas não passou disso. Uma visão. O Newton teve sua produção encerrada  por Jobs. Além de caro, (até 1000 dólares!), tinha sérios problemas com baterias e um rudimentar sistema de reconhecimento de escrita. Jobs o assumiu como um fracasso, mesmo tendo sobrevivido por quase 6 anos, ainda que licenciado para outras empresas dos EUA.

Somente um pouco depois, a idéia original seria bem sucedida com o lançamento do Palm Pilot da Palm Inc. Por alguns anos, os palmtops da empresa de Sunnyvale dominaram o mercado dos então denominados handhelds. Outras empresas embarcaram na mesma idéia utilizando a plataforma conhecida como Pocket PC, com sistema operacional desenvolvido pela Microsoft (cheguei a ter 2 Palms e 3 Pocket PCs (Compaq/HP iPaq). 

Tudo isso é passado. Comparado aos iGadgets que vemos surgir atualmente quase que a cada semestre, o Newton parece um verdadeiro dinossauro. Ainda assim, na primeira olhada, ainda vejo um produto com design primoroso para o ano de 1993.

Eis então que, para minha surpresa, encontro este curioso review do extinto Newton. Com a ajuda do site de leilões eBay, o jornalista da Time Techland, Harry Mccracken, adquiriu um modelo em excelente estado e descreveu sua experiência no artigo que denominou Newton, Reconsidered.

Vale a pena dar uma olhadinha.

[Blog MacMagazine]

2 comentários:

ASF disse...

Permita uma retificação: o Newton não é uma concepção do Jobs.

O projeto foi conduzido por John Sculley, CEO da Apple na época (1993). Jobs deixou a Apple em 1985.

Uma curiosidade é que o termo "personal digital assistant - PDA" foi cunhado pelo próprio Sculley ao final do desenvolvimento do Newton.

Sabe-se hoje que quando Jobs regressou em 1997 um dos primeiros produtos a serem cancelados foi justamente o Newton. Acredita-se que a principal motivação está relacionada com o fato do Newton ser um projeto bastante querido para John Sculley (notório desafeto do Jobs o ex-CEO foi o principal articulador do seu afastamento da Apple em 1985).

A idéia do Newton também não é totalmente original. Em 1992 a IBM apresentou um produto conceito conhecido com o Simon (http://en.wikipedia.org/wiki/IBM_Simon) que possuía notáveis semelhanças com o que viram a ser os primeiros smartphones.

O Newton nunca foi um sucesso comercial estrondoso em grande parte por causa do preço elevado e falta de precisão no reconhecimento de escrita. Mas apresentava características de interface bastante interessantes e avançadas para a época.

O primeiro mega sucesso nessa categoria de produtos aconteceria em 1996 com o lançamento do Palm 1000, então uma divisão da US Robotics. O Palm foi concebido por Jeff Hawkins (http://en.wikipedia.org/wiki/Jeff_Hawkins), fundador da Palm Computing.

O sucesso do Palm em grande parte deve-se a abordagem inovadora dada por Hawkins para o reconhecimento da escrita através da Graffiti (http://en.wikipedia.org/wiki/Graffiti_(Palm_OS)). O interesse de Hawkins por estudos sobre a congnição permitiu que ele tivesse a sacada de transferir a carga de processamento do processo de reconhecimento de caracteres do aparelho para o cérebro humano (muitíssimo mais poderoso que o hardware do Palm). Para usar o Graffiti bastava o usuário memorizar um conjunto intuitivo de forma especiais de escrever as letras na tela do Palm para atingir um nível de precisão de quase 100% no reconhecimento da escrita.

Já o conceito original de tablet + telefone na Apple remonta os idos de 1983 (http://osxdaily.com/2012/04/13/original-apple-phone-concept-1983/), período em que Jobs ainda estava na companhia e é anterior a concepção desse tipo de equipamento em qualquer empresa.

Carlos Barretto  disse...

Beleza, Antonio.
Obrigado pela valiosa retificação, que já levei pro blog na forma de outro post, dado o valor da informação que vc acrescentou.
Abs