quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A volta do Líbero Luxardo

Olá, amigos que deixei faz tempo, mas sempre com vontade de voltar por aqui. Volto hoje, com a satisfação de saber que o Cine Líbero Luxardo, do CENTUR, voltou à ativa após uma reforma interminável (pra variar).
Neste cenário de cinemões comerciais e seus filmes de apelo sobretudo econômico, doía a saudade dos tempos em que se podia assistir a filmes de arte. Até ousamos acreditar que as opções aumentariam com o cineteatro da Estação das Docas, mas na verdade há anos que aquele espaço serve apenas para eventos, perdendo a natureza que deveria ter, a julgar pela classificação que lhe deram.
Mais legal ainda é perceber que o Líbero Luxardo não retorna com uma cópia gasta de um filme antiquíssimo. Ao contrário, ele exibirá, a partir de hoje, Moonrise kingdom, de Wes Anderson, aplaudido no Festival de Cannes de 2011. Não é novíssimo, mas pelo menos nos faz pensar se teremos, de volta, a oportunidade de ver grandes títulos do cinema mundial passando na cidade quando ainda estão frescos na memória os elogios que receberam.
Saúde e vida longa ao Líbero Luxardo, lembrando que os preços por ele praticados sempre foram mais convidativos do que os das salas comerciais, servindo de estímulo a uma, ainda que modesta, maior acessibilidade à cultura.

Um comentário:

Marise Rocha Morbach disse...

O Libero Luxardo me lembra o Cine Palácio que me lembra......