sábado, 12 de janeiro de 2013

Revendo os clássicos - Once Upon A Time In The West






O inverno voltou por aqui (hoje a máxima é 2°C)  e, assim, nada como um bom filme em casa. Escolhi rever Once Upon A Time in The West (Era uma vez no Oeste), de 1968, do genial Sergio Leone. Acho que assisti pela primeira vez  no cineclube da APCC, coordenado pelos nossos mestres  Pedro Veriano e Luzia Miranda Álvarez, lá pelos idos de 1984/1985. Depois, já na Université de Louvain, em 2008, o melhor professor que tive no mestrado mostrou essa sequência, neste que  é um filme com várias sequências antológicas: o confronto dos pistoleiros na chegada de Harmonica (Charles Bronson) na estação de Flagstone, o duelo entre ele e Frank (Henry Fonda),... E claro, toda a atuação de Claudia Cardinale, divina no papel de Jill McBain.
O especial nessa cena, sem diálogos,  começa com a música do mestre Ennio Morriconi, combinada com a fantástica direção de arte na recrição do Oeste nos tempos dos "pioneiros". É uma aula de cinema: a passagem de Jill pela estação, a câmera que se mantém do lado de fora e que depois se movimenta até mostrar um panorama  do lugarejo em ebulição, e a partida de Jill numa carroça...
Bem, para quem se maravilha com Tarantino e Robert Rodriguez, nada melhor que ver a fonte onde eles beberam para serem vistos como diretores cult nesse começo do século XXI.

4 comentários:

Silvina disse...

Simplesmente de uma "beleza brutal" como diz o confrade "Cilão".

Scylla Lage Neto disse...

De tirar o fôlego!

Francisco Rocha Junior disse...

Um comentário talvez ignorante, mas sincero: acho o filme chatíssimo. Talvez uma aula técnica de cinema para iniciados, mas não fez a minha cabeça...
Abs.

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Francisco Jr, bem mais do que a técnica cinematográfica, o que mais me faz a cabeça no filme é um sabor de Sessão da Tarde na TV. A história tem todos os ingredientes de um western, mas com um certo auto-deboche que os americanos só conseguiram atingir depois dos anos 90, com Tarantino. No fundo, é um western-spaghetti, com todos os itens de tensão, passados escondidos, etc.