sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Minuto de apneia por Santa Maria




“Como si todos los pulmones de la tierra hubieran dejado de respirar para no interrumpir la liviana quietud del aire”

Gabriel García Márquez, em: Todos los cuentos - La tercera resignación (1947)

8 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Como si.....la liviana quietud del aire......

Marise Rocha Morbach disse...

Roger,lamento muito, imagino como vocês estão!

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Nosotros, Marise, nosotros!!!

Pedro do Fusca disse...

Roger, escutei hoje que chegará no Brasil um remedio vindo e fabricado nos Estados Unidos que é o mais potente contra a fumaça inalada por estes brasileiros no RS. Porque só agora esta providencia? Onde estavam as autoridades que não providenciaram com brevidade este remédio? É uma lastima esta corja de politicos que temos, só querem saber de aparecer.

Val-André Mutran  disse...

Fiquei sem ar!

Geraldo Roger Normando Jr disse...

A gente, Mutran, a gente

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Meu caro Pedro,
Acontece que a fumaça, além do Monóxido de Carbono, tem também Cianeto. Esse elemento fica impregnado na corrente sanguínea por longo tempo, mantendo o que chamamos de acidose metabólica, em que o sangue fica mais ácido e acaba por danificar o trabalho da célula. Isso retarda significativamente a recuperação orgânica. Então como anular essa acidose? Duas maneiras: uma é injetar drogas tampões, isto é, que anulem a acidez sanguínea, o efeito nocivo do cianeto. Isso não é difícil. Qualquer UTI dispõe destas drogas. A outra é anular o próprio cianeto. Aí entra o presente estrangeiro, um derivado da Vitamina B12 (cianocobalamina).
O novo substrato chama-se Hidroxicobalamina. Ele é novo mesmo. Ainda não chegou no Brasil, pois ainda está sob “vigilância” no Canadá e EUA. Os nossos pacientes já estão tomando a Cianocobalamina, que é a Vitamina B12 pura, que tem efeito exatamente igual. A diferença é a potência, muito maior na “hidróxi”, a droga doada pelo governo estadunidense. Quando os químicos trocam o radical “ciano” pelo “hidróxi”, acabam por potencializar o efeito “Cobalamina”, pertencente à vitamina B12.
Pois bem, mas a droga vai ficar sob a tutela de médicos canadenses, com permissividade nossa. Na realidade acaba sendo não só uma corrente gaúcha ou nacional, mas mundial, pois tenho acompanhado essa extensão humanística desses casos. Aproveita-se e se estuda os efeitos da droga num números de pacientes estatisticamente (mais) significante. Certamente esse trabalho será motivo de novas publicações médicas. Teremnos que esperar. É assim que a ciência funciona.

Pedro do Fusca disse...

Roger, que aula, que explicação. Parabens!