quinta-feira, 20 de abril de 2006

O Apocalipse é agora!

Chuva forte, com um volume de água impressionante, ruas transformadas em rios, acidentes de trânsito em muitas esquinas, carros enguiçados no meio do congestionamento, horário do "rush", ônibus, ônibus, ônibus e mais ônibus (todos lotados com gente pendurada nos estribos), cruzamentos parados onde vale a lei do mais forte (geralmente os ônibus atravessados no sinal verde) ou do mais esperto, vários pequenos assaltos (com vítimas?) pulverizados em toda a cidade, viaturas policiais feito figurantes, com seus luminosos acionados, presos ao trânsito cruel. Tudo isso e NENHUM agente de trânsito nas ruas!
Foi o que aconteceu ontem à noite na "metrópole da Amazônia" (melhor esuqecer esta designação para sempre).
E amanhã, é provável que o "jornal oficial" publique tudo isso mas ponha a culpa provavelmente em uma sempre chamada "chuva secular". Nenhum comentário sobre a absoluta ausência de qualquer agente de trânsito, ao menos para impedir a "lei da selva" que rapidamente se instala nestes momentos. Nenhum comentário sobre a absoluta inércia da municipalidade em também desobstruir bueiros, sarjetas e vias de drenagem pluvial (fluvial??). Nenhum comentário a favor do cidadão em troca de moedas tilintando na caixa. Nada.
Em alguns lugares, acontecia o que parecia o impensável ou mesmo improvável. Motoristas saíam dos carros e acenavam tentando algo de racional e digno no meio do caos. Conduzir o trânsito.
Quosque tandem?

Nenhum comentário: