quarta-feira, 27 de setembro de 2006

"Choque de Gestão"

No Blog do Josias de Souza, uma interessante abordagem sobre o propalado "choque de gestão" que Geraldo pretende aplicar no Brasil se eleito.

Por trás do choque de gestão

Um dos bordões da campanha presidencial do tucanato apregoa a necessidade de aplicar no governo federal o mesmo “choque de gestão” que Geraldo Alckmin deu no governo paulista. Herdeiro do choque de Alckmin, o atual governador, Cláudio Lembo (PFL), anda chocado. Leia abaixo três notas veiculadas na coluna de Mônica Bergamo (assinantes da Folha)

Choque tucano - O "choque de gestão" de Geraldo Alckmin em São Paulo deixou, só até setembro, um rombo de R$ 1,2 bilhão nas contas do Estado. O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, confirma a informação. Há três meses, ele enviou ofício a todos os secretários proibindo novos investimentos e determinando "redobrada atenção do governo" e "rigorosa austeridade nos gastos públicos". Houve também "diminuição no ritmo de velocidade das obras", diz Fernando Braga, ex-assessor especial de Alckmin e hoje secretário de Planejamento.

Choque tucano 2 - Só a suspensão de novos gastos não será suficiente para enquadrar as contas paulistas na Lei de Responsabilidade Fiscal. O governo está atrás de novas receitas. Espera que nesta semana seja aprovada a lei que dá descontos de até 100% nas multas e 50% nos juros para devedores de ICMS que saldarem seus débitos já. Com isso, espera arrecadar R$ 700 milhões, diz Braga, do Planejamento. O que falta para cobrir o rombo deverá vir de uma "blitz gigante" sobre os 50 mil maiores devedores de IPVA do Estado.

Déficit zero - Lembo brinca: diz que não corre o risco de ser preso, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Vamos zerar as contas. Além disso, tenho mais de 70 anos, a pena é menor."PS.: instado a comentar o assunto, Geraldo alckmin disse que não deixou nenhum "rombo" no governo de São Paulo. Afirmou que as providências adotadas pela gestão Lembo são "ajustes naturais" que ocorrem todo final de ano.

Meu comentário. Vamos rapidamente providenciar um desfibrilador para o Geraldo.

Um comentário:

Citadino Kane disse...

Estou chocado com a "parcimônia" do tucanato paulista.
O que não passa na cabeça do venerando Lembo...
O tempo é o senhor da razão, veremos.
Abraços,
Pedro