quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Peer-to-peer



Programas de compartilhamento de arquivos não são novidade na internet. Há anos eles existem desde a criação do finado Napster, que sucumbiu após processos judiciais movidos pela poderosa indústria de entretenimento dos EUA.
São uma opção excelente de diversão na internet. Muitos tem disponibilizado a mais variada gama de arquivos aos seus usuários que vão de músicas em mp3, vídeos, programas, e-books, entre outros. Até o propalado vídeo de Daniela Cicarelli já caiu nos braços dos usuários das redes peer-to-peer. E este é um dos principais problemas destes programas. No meio de coisas interessantes existem muitos arquivos maliciosos, de baixa qualidade, ilegais e principalmente vírus e malwares. Sem entrar no mérito da pirataria, que merece discussão à parte, há que se ter bom aconselhamento quanto ao uso destes programas. Neste sentido, muito cuidado quando escolher o seu. Alguns quando instalados premiam seu usuário com spywares que são terrivelmente difíceis de extrair do PC, muitas vezes obrigando a traumática formatação de seu HD.
As versões originais de Kazaa e Bearshare por exemplo, instalam uma penca de spywares.
Existem contudo, versões alternativas destes e outros programas livres de spyware.
Pessoalmente utilizo o Bearshare Lite que até o momento não me deu problemas desta ordem. Lembro que trata-se do Bearshare LITE. Que é bem diferente do Bearshare que contém spywares (e não será linkado neste blog).
Nada disso desobriga seu usuário de rodar o antivírus em cada arquivo baixado por estes métodos. Uma medida que deve ser considerada como tediosa porém deve ser estabelecida como necessária ROTINA.
Além do mais, há que se considerar que estes programas abrem portas em seu PC para que malfeitores a utilizem para ataques variados. Mas alguns, dispostos a correr o risco, poderiam considerar esta indicação que até o momento em meu PC protegido com Firewall por hadware e software mais um poderoso antivírus, vem sendo bem sucedida. Sem falar em minha rotina paranóica de backup regular e sistemático de todos os PCs de minha rede doméstica.

Nenhum comentário: