segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Internet: uma tatuagem em potencial


Vincent Cerf (Foto: G1)

Vincent Cerf, conhecido com o título não oficial de "pai da internet" , atualmente no cargo de "Diretor Evangelista" do Google, afirma no G1 que a internet está fora de controle. E chama a atenção principalmente dos jovens, que tendem a abrir sua privacidade ao mundo na rede, talvez sem medir as possíveis conseqüências no futuro. Afirma ele que aquilo que você escreveu, por exemplo, há 10 anos atrás, pode simplesmente não se apagar na rede.

Hoje, o uso da internet não é passível de controle e é impossível manter a privacidade depois que alguém coloca informações na rede -- uma vez lá, ela nunca mais sai, por mais que o internauta insista em apagá-la.

O alerta serve com certeza à blogosfera e principalmente aos chamados sítios de relacionamento como o Orkut (que é de domínio brasileiro) e My Spaces (mais popular nos EUA). Setores de recursos humanos nas grandes corporações privadas, tem adotado o hábito de vasculhar a rede atrás de nomes de possíveis candidatos ao emprego pretendido. Assim procuram saber exatamente o que pensam seus empregados e complementar a tradicional apresentação de currículo + entrevista, com informações adicionais disponibilizadas espontaneamente, definindo assim se o candidato tem o perfil desejado pela empresa à função almejada. Uma estratégia cruel, questionável em vários aspectos, mas perfeitamente factível.

Leia na íntegra e veja a entrevista concedida ao G1 clicando aqui.

2 comentários:

Yúdice Andrade disse...

H. G. Wells, George Orwell, Ray Bradbury e outros escritores congêneres devem estar vingados. Quando diziam que escreviam maluquices, sem qualquer respaldo na realidade, acho que eles sorriam maliciosamente por dentro e pensavam que o futuro lhes daria razão. E aqui estamos. Dentro do Big Brother. Mais um pouco e chegaremos à guerra dos mundos.

Carlos Barretto  disse...

Caberia até dizer, juridicamente, Yúdice: Vc tem o direito de permanecer em silêncio e tudo poderá ser utilizado contra vc?