sábado, 24 de março de 2007

2 dias com o Ubuntu Linux



Aqui estamos, fazendo o primeiro post no Flanar utilizando o Ubuntu Linux 6.10.
Desta feita, integralmente instalado em meu PC, em um disco rígido específico para ele com 40 gbytes de espaço. Mantive o Windows Vista em outro HD de 80 Gbytes, adquirido especificamente para os testes. Aliás, aí vai uma excelente dica: quem deseja aumentar seu armazenamento, aproveite a época pois os discos IDE de até 80 gbytes estão com preços fantásticos. Motivo: estão obsoletos, gradativamente sendo substituídos pelos discos SATA, compatíveis com as placas-mãe mais atuais.
Vamos então as nossas observações sobre o Ubuntu.

1) Procedimento de instalação foi tumultuado, e tive que pedir ajuda para particionar meu disco rígido adequadamente. Acabei fazendo uma bobagem e detonando a instalação de meu Vista, obrigando-me a refazer sua instalação para, só em seguida, instalar o Ubuntu mais uma vez. Estava disposto a testar o sistema e tomei as precauções cabíveis e não tive nenhuma perda. Apenas de tempo.
Saliento que tal fato ocorreu não exatamente por culpa do Ubuntu mais tão somente pela minha inexperiência com os 2 novos sistemas operacionais (Vista e Ubuntu). De outra maneira, o Ubuntu tem um roadmap de instalação inteiramente automatizado que faz tudo pelo usuário, incluindo o particionamento do disco. Meu desejo entretanto, era ter algum controle deste particionamento, de forma a atribuir espaços à minha maneira e mantê-los visíveis a ambos os sistemas operacionais. Não consegui entretanto manter as partições Linux visíveis no Vista (que nem tomou conhecimento do outro disco), embora as partições do Vista sejam visíveis no Linux.

2) Inicialização flagrantemente mais rápida que no Vista.
Enquanto no Vista o PC demora longos 3 minutos para estar apto a utilização plena, no Ubuntu, em um pouco menos de 1 minuto, tudo está operacional. Sem antivírus e nem Firewall.

3)A placa de áudio foi plenamente reconhecida e funciona normalmente. Contudo, até o momento, não consigo ouvir mp3. Apenas os formatos ogg e outros muito estranhos. Talvez esta seja uma questão de baixar os codecs adequados para fazer funcionar os formatos de arquivo multimídia mais comuns.

4)Vídeo perfeito aproveitando todo o espaço de meu monitor LCD de 17 polegadas mas, até o momento, não consigo ver nenhum vídeo mpeg, wmv, etc. Também um problema de baixar os codecs adequados.

5)Programa de e-mail Evolution funciona perfeitamente após as configurações tradicionais.

6)Mozilla Firefox funcionando bem. Precisei contudo instalar o Flash Player para executar algumas animações da web. O home banking do Banco do Brasil também não funcionou e exigiu a instalação do Java Runtime, a exemplo do que acontece no windows. O Flash Player executou normalmente e as animações de imediato passaram a funcionar. Contudo, o arquivo contendo a Java Runtime não diz a que veio e foge de meu conhecimento ainda, a maneira de instalá-lo no Ubuntu.

7)Continuo sem saber como sincronizar meu iPod e meu Pocket PC além de ainda não ter a Webcam em pleno funcionamento.

8)Traumatizado com a minha total inexperiência em Linux, já tenho os drivers de meu multifuncional Epson disponíveis mas resolvi aguardar novas instruções antes de tentar instalá-los.

Mas neste Domingo, estarei recebendo ASF em casa para detonar as pendências e descobrir soluções.
Como se pode bem observar, não é exatamente simples passar de um SO a outro. Uma verdadeira e legítima mudança de paradigma. Mas existem muitas informações na web para quem desejar aventurar-se pelo Ubuntu, ganhando com isso (para quem aprecia) boa diversão.

Nenhum comentário: