quinta-feira, 22 de março de 2007

Paraense na FUNAI


















Com os cumprimentos do Cacique Raoni, o antropólogo paraense Márcio Meira assumiu a presidência da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), na tarde de hoje. Conduzir e aprimorar a política indigenista brasileira foi um desafio sempre maior entre todos aqueles que aguardam os gestores públicos federais, especialmente porque, dentre todas as minorias étnicas brasileiras, são os índios os mais antigos e os mais frágeis no exercício e no respeito aos direitos que possuem.
Na ocasião da posse, o Ministro da Justiça Tasso Genro e o novo Presidente da FUNAI receberam, respectivamente, das lideranças indígenas uma borduna (arma de ataque e defesa) e um cesto de fibras naturais (para guarda de alimentos).
Interessante a simbologia desses singelos presentes, que nos remetem aos cavaleiros medievais e a seus ajudantes d'armas. De qualquer forma foi dado o recado: a adversidade da questão indígena brasileira, tal qual nas batalhas militares, requer o uso de ferramentas de luta e de subsistência por quem se propõe enfrentá-la.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estamos aquí para desejar muita saúde e sucesso ao paroara, antropologo, agente cultural, Marcio Meira.
Temos certeza do preparo, da disposição e competência, para cumprir a mais importante missão existente,nessa plaga.