quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O ano dos portáteis



Os computadores móveis (não necessariamente portáteis), também conhecidos como notebooks (ou "nótibuk" como já dizem alguns), foram a grande estrela do mercado de informática em 2007. Segundo informa a PC World BR, as vendas devem crescer 219% no quarto trimestre de 2007.
Foi-se o tempo em que possuir um, era coisa de "gente muito boa". Com a queda de preços quase que vertiginosa experimentada neste ano, a classe média passa a ter acesso a computação móvel.
A exemplo do que inicialmente aconteceu com os celulares, respeitadas as proporções. Quem não se lembra do tempo em que era raríssimo ver alguém com aquele tijolaço da Motorola atracado no cinto. Hoje, certamente, seu jardineiro, cozinheira, faxineiro, e outros prestadores de serviços, já possuem um enfiado discretamente no bolso. Até mesmo porque - eles bem sabem - não é mais recomendável andar com eles atracados à cintura.
Mas voltando aos portáteis, a diferença de preço entre um computador de mesa e um portátil - que já chegou a ser de um triplo - em países como os EUA não passa de 20%.
E a classe média, com certeza, agradece. É só consultar a pesquisa do IT Data que comprova que a chamada classe A, prefere a TV LCD, deixando o "nóti" em segundo lugar. Ele é objeto de desejo das classes B e C. Sem a menor sombra de dúvida.

6 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Há tempos que eu sabia que esse era um bom momento para comprar o notebbok, em função da queda do dólar. Só não criara coragem, ainda, por querer uma boa relação de custo-benefício. Semana passada, finalmente, seduzido pelo vermelho metalizado de seu exterior, rendi-me a um Sony Vaio que a Sol vendia por um preço decente. Longe de ser barato, pelo menos foi adequado ao mercado local. Estou consciente de que poderia ter comprado um bom equipamento por menos dinheiro. Só não seria tão bom quanto, penso.
Até aqui, estou satisfeito. Mas usei muito pouco ainda e aproveito para te perguntar o que devo fazer com o Windows Vista, que muita gente critica. Ele me dará problemas?

ASF disse...

Olha o meus ex-colaborador aí na foto! Aparece em destaque, sobre os demais!

Bichinho bão esse D610 (Dell) viu! Realmente recomendo para que deseja um PC portátil.

ASF

Carlos Barretto  disse...

Caríssimo Yúdice.
É uma longa resposta.
Vou te responder da mesma maneira que respondi ao Edyr Augusto, que há algum tempo atrás, me fez a mesma pergunta.
Muitos vão te aconselhar várias coisas. Todas com variados graus de procedência e sólida argumentação.
Mas para vc que já adquiriu um produto com Windows (já fez uma opção, portanto), o que cabe fazer agora é avaliar subjetivamente mesmo.
Veja a velocidade do boot, e a maneira que os programas se comportam. Retire seu índice de satisfação com o produto baseado nisso.
Perceba que esta equação inarredavelmente está associada ao binômio "finalidade do equipamento" x "configuração do hardware". Daí teremos um terceiro ítem que é "custo". Diferentes graus de satisfação podem advir da interação destes 3 ítens. Se vc utiliza seu equipamento apenas para navegar na internet e produzir textos, até um portátil com Intel Celeron pode ser plenamente satisfatório. Já se vc resolver jogar e editar vídeos, até um Core 2 Duo com 1 gbyte de RAM pode ser ineficaz. Para este último cenário, placas de vídeo "offboard" caríssimas e grande quantidade de RAM + disco rígido são indispensáveis a boas sensações subjetivas.
Ambos os cenários, serão certamente mais aproveitados ao se utilizar sistemas operacionais (SOs) de código mais inteligente e eficaz como Linux e MAC OS.
Mas vc "já fez a escolha"(e põe aspas nisto!!) do SO embutido no seu notebook, certo?
O que posso lhe dizer é que de fato muita gente no mundo vem fazendo o chamado "downgrade" dos equipamentos adquiridos com o Vista pré-instalado, instalando o Windows XP. É óbvio que, sendo o XP um SO otimizado para um "hardware" de uma época anterior, vai se comportar de maneira bem mais rápida do que o Vista que parece ter sido feito para um "hardware"que ainda não faz parte da realidade da maioria dos usuários no mundo, o que dirá do Brasil, que ainda sobrevive bem com máquinas compradas de integradores do chamado mercado cinza.
Posso contudo lhe dar minha experiência pessoal, que certamente pode gerar protestos de muitos aqui e ali.
Optei por MAC OS/Apple. E nele, um Intel Core 2 Duo com 2 ghz de RAM e Vídeo onboard, TAMBÉM instalei o Vista!
Apesar do "boot" sensivelmente mais demorado do Vista, comparado ao MAC OS (que é imabtível), vem me dando uma sensação subjetiva em média favorável. Permanecem contudo aqueles irritantes "bugs" aqui e ali, com um ou outro programinha que a gente instala e tenta rodar simultaneamente com outros já em execução na memória. Mas isto, convenhamos, não é de forma alguma privilégio do Vista. O XP também os apresenta e muito mais raramente o MAC OS. Muito raramente mesmo. Em 8 meses de uso, o MAC OS apresentou apenas 1 bug. É ou não é mais confiável?
Concluindo, use o Vista e avalie sua performance dentro de sua rotina diária.
Pode ser que vc nem reclame dele.
Ou pode ser que vc passe a odiá-lo.
Abs

Carlos Barretto  disse...

Outra coisa, Yúdice.
Quanto a queda nos preços, além da queda do dólar (que poderia muito bem não ter ocorrido), contribui também a chamada "MP do bem" que elevou o patamar de isenção de impostos para a indústria de microinformática de 3000 para 4000 reais.
Abs

Yúdice Andrade disse...

Farei isso, meu amigo. Ainda nem terminei de instalar programas nele, devido ao meu excesso de trabalho. Creio que só o liguei umas quatro vezes, até aqui. Nos próximos dias terei um cenário melhor para avaliar.
Obrigado pelas explicações. Afinal, gastaste o teu tempo comigo. Abraço.

Carlos Barretto  disse...

Espero poder continuar dedicando meu tempo a vc e aos demais leitores do blog com eficiência e acerto.
Acredite. Nada me dá mais prazer do que isso.
Abs