sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Palacete Bolonha: fotografias incríveis


Interior do Palacete Bolonha (Foto de JaMBa, Nunez e Paroara).

Pesquisando pelo Google, encontrei um sítio muito interessante. Apesar de uma certa informalidade - típica dos fóruns da internete - o sítio contém fotografias preciosas que revelam o interior do incrível Palacete Bolonha. Apesar de ter morado por quase 3 décadas a cerca de 30 metros do prédio, nunca consegui acesso a suas dependências suntuosas. Muito embora tenha nutrido continuamente uma grande curiosidade a respeito. No dia em que me permitirem, farei pessoalmente minha própria série de fotografias.
Por enquanto, emociono-me com estas, feitas por 3 cidadãos que se identificam como
JaMBa, Nunez e Paroara, disponíveis no Skyscrapercity Foruns. Desde já, nossas congratulações aos 3 rapazes pela bela iniciativa.
Visitem já!

5 comentários:

Itajaí disse...

Essas fotos foram feitas à época da administração do prefeito Edmilson Rodrigues, quando o Palacete foi inteiramente restaurado.
A idéia do prefeito era resgatar o conjunto formado pelo Bolonha, a Vila, em que uma das casas foi reformada com esmero pela Prefeitura de Belém e cedida em comodato a Sociedade Médico Cirúrgica do Pará, complementado pelo Memorial dos Povos, criado por Edmilson para homenagear os povos que migraram para a Amazônia.
Fora o Palacete do Médico, cuidado com muito carinho pela SMCP, não sei em que situação de conservação estão atualmente o Palacete Bolonha e o Memorial dos Povos.

Yúdice Andrade disse...

Visitei o Palacete Bolonha algumas vezes, logo após a reforma que o Oliver lembrou. A companhia teatral de meu irmão, inclusive, encenou lá a sua montagem da "Fica comigo esta noite", o que permitiu a algumas pessoas conhecer o prédio. O deslumbramento era geral. Posso assegurar que é um belíssimo local, mas duvido que, passados esses anos, continue tão bonitinho como nas vezes em que o visitei. Obviamente, a reforma não foi concluída, o que nos impede de usufruir do último andar, também valiosíssimo.

Itajaí disse...

Professor! E o treino com as fraldas, já começou?
Vc. tem razão faltava naquela altura concluir o último andar, que os que tiveram o prazer de visitar dizem ser belíssimo.

Itajaí disse...

Em tempo, eu lhe parabenizei ontem pela boa nova, mas penso que na pressa de fazer três coisas ao mesmo tempo, não dei o comando para enviar o comentário. De novo: ao futuro papai, parabéns por esse natal. Literalmente.

Yúdice Andrade disse...

Em minha família há uma menina, agora com 17 anos, e um garoto, com 11. Fiz um bom treinamento com eles. Dar banho, papinho, trocar fralda, botar para dormir, fazer arrotar, etc., são coisas que já conheço. Estou destreinado, mas nada que um dia de pauleira não resolva. Grato pelo carinho.